Jornal Madeira

Discotecas: Só vacinados e recuperado­s

Máscara no interior Viajante poderá ter de pagar teste antigénio

-

O presidente do Governo Regional voltou a lembrar o alívio nas medidas de contenção da pandemia que, a partir das 00h00 desta sexta-feira, vai ser uma realidade, como o fim do recolher obrigatóri­o e reabertura das discotecas. A este respeito, o governante fez questão de sublinhar que só têm autorizaçã­o para entrar os clientes vacinados ou recuperado­s, sendo que os que não apresentar­em um destes dois requisitos não podem entrar nos espaços noturnos “Se não estiverem vacinados ou recuperado­s, não entram!”

O uso da máscara deixa de ser recomendad­o de forma imperativa no exterior, à exceção das situações em que não seja possível manter o devido distanciam­ento social. “Recomendam­os vivamente às pessoas mais idosas com outras patologias que continuem a usar para a sua proteção”.

A partir do dia 1 de novembro, nos aeroportos e portos da

Região, deixa de ser obrigatóri­a realização de testes PCR à chegada, vigorando apenas o teste rápido de antigénio. Não será desmontado o dispositiv­o montado no Aeroporto Internacio­nal da Madeira para a testagem, “mas será adaptado à nova situação”.

Questionad­o sobre se os TRAG continuarã­o a ser gratuitos, Miguel Albuquerqu­e respondeu que

 ?? ?? “vamos depois tomar decisões sobre isso”. Adiantou ainda que serão desativado­s os contratos com os laboratóri­os do continente até ao final de outubro. “É por isso que a situação se mantém inalterada até ao final do mês”.
A realização de eventos com mais de 100 pessoas no interior mantém a obrigatori­edade dos testes rápidos de antigénio nas 48 horas antecedent­es. Com mais de 500 pessoas no exterior, é necessária também a testagem como medida de precaução.
As visitas aos lares podem acontecer sem restrições. No entanto, mantém-se a testagem de despiste à covid-19, antes da deslocação às instituiçõ­es.
“vamos depois tomar decisões sobre isso”. Adiantou ainda que serão desativado­s os contratos com os laboratóri­os do continente até ao final de outubro. “É por isso que a situação se mantém inalterada até ao final do mês”. A realização de eventos com mais de 100 pessoas no interior mantém a obrigatori­edade dos testes rápidos de antigénio nas 48 horas antecedent­es. Com mais de 500 pessoas no exterior, é necessária também a testagem como medida de precaução. As visitas aos lares podem acontecer sem restrições. No entanto, mantém-se a testagem de despiste à covid-19, antes da deslocação às instituiçõ­es.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal