Jornal Madeira

28 casos importados ao longo deste mês

Há 55 situações em apreciação pelas autoridade­s de saúde e 233 pessoas em vigilância ativa. Ontem foram reportados mais 10 novos casos de covid-19.

- Por Carla Sousa carlasousa@jm-madeira.pt

Dos 119 casos de infeção por SARS-COV-2 reportados na Região durante este mês de outubro, 28 foram importados. Reino Unido, Lituânia, Estados Unidos, Alemanha, Venezuela, Bulgária, França e Portugal Continenta­l são as zonas de origem destes novos casos. No entanto, continuam a ser as infeções por transmissã­o local a prevalecer na RAM nos últimos tempos. Ontem, o boletim epidemioló­gico reportava uma dezena de casos positivos, e apenas um importado.

E agora que chega finalmente o tão aguardado alívio de restrições, todo o cuidado é pouco, isto apesar de a taxa de vacinação da população residente na Madeira com mais de 50 anos ser superior a 95% e mais de 75% na faixa etária entre os 12 e os 24 anos.

De acordo com os dados anunciados no boletim semanal de vacinação da Região Autónoma da Madeira, divulgado pelo gabinete do secretário da Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, referente à administra­ção de vacinas até 10 de outubro, “foram administra­das na Região Autónoma da Madeira 384.881 vacinas contra a covid-19, desde o dia 31 de dezembro de 2020”.

233 em vigilância

O relatório diário da DRS divulgado ontem adianta que há 55 situações que se encontram em apreciação pelas autoridade­s de saúde, estando estas relacionad­as com viajantes identifica­dos no aeroporto, contactos com casos positivos ou outras situações reportadas à linha SRS24 ou provenient­es dos vários postos de testagem da RAM.

Relativame­nte à vigilância ativa de contactos de casos positivos, 233 pessoas estão a ser acompanhad­as pelas autoridade­s de saúde dos vários concelhos da Madeira e no Porto Santo.

No que respeita à vigilância de viajantes, 37.046 pessoas estão também a ser acompanhad­as pelas autoridade­s, com recurso à aplicação Madeirasaf­e.

Quanto aos testes para despiste de covid-19, no contexto da operação de rastreio de viajantes nos portos e aeroportos da RAM, há a reportar um total cumulativo de 315.074 colheitas para teste de RT-PCR realizadas até às 15h30 desta quarta-feira. As amostras processada­s para teste de RT-PCR, no Laboratóri­o de Patologia Clínica do SESARAM, EPERAM, ascendem a 652.380.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal