Jornal Madeira

Comunidade madeirense lamenta morte do padre Alexandre Mendonça

Alexandre Mendonça, sacerdote madeirense e diretor da Missão Católica Portuguesa de Caracas, faleceu durante a tarde de ontem após problemas pulmonares.

- Por Marco António Sousa marco.sousa@jm-madeira.pt

Foi com pesar e muita dor que a comunidade portuguesa na Venezuela recebeu ontem a notícia da morte do padre Alexandre Mendonça, diretor da Missão Católica Portuguesa de Caracas.

O madeirense, que abraçou o desafio de viajar para a Venezuela há mais de 50 anos, encontrava-se num estado muito débil de saúde, tinha problemas pulmonares que se agravaram com a infeção por covid-19 que terá contraído, de acordo com informação próxima do sacerdote.

De acordo com um membro da comunidade local, apenas “um milagre” poderia salvar a vida deste grande homem da comunidade portuguesa radicada em terras de Simón Bolívar.

Nos últimos anos, o padre Alexandre Mendonça tem sido uma voz ativa de alerta das carências que atravessam quer os venezuelan­os, quer os portuguese­s que lá vivem.

O JM endereça as maiores condolênci­as à família e amigos neste momento de dor.

Mendonça foi condecorad­o como comendador da República de Portugal (1997) e com a ordem Cecílio Acosta em primeira classe (1999) pelas autoridade­s do Estado de Miranda (Venezuela). Em 2006 foi declarado "madeirense ilustre" e agraciado com uma medalha e um galardão pela Comissão Pró-celebração do Dia da Região Autónoma da Madeira em Caracas.

Presidiu à Fundação Virgem de Fátima e foi assessor do Movimento Sacerdotal Mariano. Também foi guia espiritual de associaçõe­s de beneficênc­ia e colégios, do Centro Português (Macaracuay) e do Centro

Marítimo da Venezuela (Turumo).

Também recebeu a Cruz da Polícia Metropolit­ana de Caracas, em segunda e terceira classes.

Em 2006 foi condecorad­o pelo Centro Português de Caracas com a Ordem Grande Cordão João Fernandes de Leão Pacheco.

 ?? ?? Padre Alexandre Mendonça faleceu ontem, depois de uma vida dedicada às comunidade­s.
Padre Alexandre Mendonça faleceu ontem, depois de uma vida dedicada às comunidade­s.
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal