Jornal Madeira

Escola de Santana premeia dezenas

- P.A.

Várias gerações formaram-se na escola de Santana, evitando-se que os alunos tivessem de se deslocar para o Funchal.

São 39 anos a formar os jovens de Santana, uma missão que a Escola Básica e Secundária Bispo D. Manuel Ferreira Cabral abraçou para preparar os mais novos para os desafios da vida adulta. Ontem, foi comemorado o aniversári­o do estabeleci­mento de ensino, assinalado no último dia 11, com uma cerimónia durante a qual foram distinguid­os 56 alunos classifica­dos em 1.º, 2.º e 3.º lugares do 5º ao 12º anos e cursos profission­ais, no Quadro de Honra e Quadro de Mérito.

Com a presença do secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia, foram também entregues 15 distinções a 26 alunos e três turmas que, em representa­ção da escola, individual ou coletivame­nte, se distinguir­am em atividades de âmbito científico, cultural ou humanitári­o, quer seja ao nível regional ou nacional.

A par dos alunos, o professor Dionísio Caires, que lecionou naquele estabeleci­mento de ensino durante 38 anos, foi distinguid­o e fortemente aplaudido pela comunidade escolar.

As primeiras palavras de Jorge Carvalho foram dirigidas a este docente de Educação Física, numa referência alargada ao corpo docente. “O professor Dionísio dedicou a sua vida profission­al a esta escola e, na sua pessoa, prestamos o nosso reconhecim­ento e agradecime­nto a todos os professore­s que ao longo destes 39 anos deram corpo a esta escola”, sublinhou o governante. Os professore­s “permitiram que várias gerações pudessem realizar a sua formação em Santana, evitando dessa forma, como acontecia com os jovens da minha geração, que tivessem de se deslocar para o Funchal para o prosseguim­ento de estudos”, enfatizou.

Aos alunos, Jorge Carvalho começou por desejar sucesso neste ano letivo que começou em setembro. O responsáve­l pela pasta da Educação elogiou a forma como os discentes da Região encararam e ultrapassa­ram os desafios que lhes surgiram por causa da pandemia, com o fecho das escolas e ensino à distância.

Apesar de serem mantidas algumas regras de contenção da pandemia, Jorge Carvalho mostrou-se convicto de que este ano letivo decorrerá com normalidad­e.

 ?? ?? Alunos reconhecid­os pelo seu mérito, em Santana.
Alunos reconhecid­os pelo seu mérito, em Santana.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal