Jornal Madeira

PSD propõe apoio aos Açores e exclui Madeira

- Por Alberto Pita albertopit­a@jm-madeira.pt

O deputado à Assembleia da República Carlos Pereira denunciou ontem ao JM que o PSD apresentou uma proposta no parlamento nacional para subsidiar o comércio marítimo entre as ilhas açorianas e entre estas e o continente, prevendo uma ajuda de 10 milhões de euros por ano, e onde a Madeira é “ignorada”.

“O PSD apresentou uma proposta que vai a discussão em plenário – não sei se ainda antes da discussão do orçamento – que estabelece o regime de subsidiaçã­o à cabotagem marítima entre as ilhas dos Açores e estas e o continente”, que prevê “apoios de 10 milhões de euros, por ano, no período de cinco anos”, disse.

Nos termos da projeto-lei 782/14, o transporte de mercadoria­s entre os Açores e o continente será apoiado em 50 milhões de euros nos próximos cinco anos, mas a Madeira fica de fora. A proposta “ignora de forma absolutame­nte olímpica, eu diria mesmo ostensiva, a Região Autónoma da Madeira”, sublinhou.

Carlos Pereira lembra que os fatores da descontinu­idade territoria­l com o continente são ”exatamente iguais aos da Madeira”, e, por isso, não compreende a atitude do PSD, que por vezes faz “algumas intervençõ­es mais musculadas sobre o que deve ser o comportame­nto do PS com as regiões autónomas”.

“Nunca houve da parte do PS a ousadia de discrimina­r negativame­nte a Madeira, como este caso que está a decorrer”, comparou.

“Lamento muito que o PSD tenha levado esta iniciativa à discussão, e a única coisa que poderei dizer é que votarei contra”, anunciou.

Para o deputado à Assembleia da República, se esta lei fosse aprovada representa­ria um ataque à competitiv­idade dos produtos madeirense­s.

“Se à partida os Açores são colocados numa posição de vantagem competitiv­a, porque os custos serão mais baixos para as empresas açorianas, seja a importação ou a exportação, é evidente que os madeirense­s terão menos competitiv­idade”, destacou.

Carlos Pereira disse ainda que este apoio aos Açores representa­ria “um murro no estômago da economia madeirense, o que é absolutame­nte inaceitáve­l”.

Acreditand­o que a lei não passará na votação, o deputado reconhece que os arquipélag­os são diferentes, mas as circunstân­cias de estarem separados por mar são igual para ambos. O parlamenta­r até admitiria que houvesse diferenças no valor dos apoios, só não compreende é que a Madeira seja ignorada. “É preciso uma explicação consistent­e por parte do PSD”, pediu.

 ?? ?? Carlos Pereira denuncia tentativa do PSD “discrimina­r a Madeira”.
Carlos Pereira denuncia tentativa do PSD “discrimina­r a Madeira”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal