Jornal Madeira

Relíquias percorrem paróquias da Região

- Por Carla Sousa carlasousa@jm-madeira.pt "Serão pedidas contas do sangue dos profetas, desde o sangue de Abel até ao sangue de Zacarias"

As relíquias do apóstolo São Tiago estarão em peregrinaç­ão pelas diversas paróquias da Região. No próximo dia 20, e após uma curta viagem ao Porto Santo, as relíquias do padroeiro da Diocese do Funchal chegam ao Arcipresta­do de Câmara de Lobos.

O ponto alto desta receção está agendado para o dia 23, com a saída das relíquias da igreja de São Sebastião, pelas 14h30, rumo

Santo do dia: S. Calisto I, papa e mártir

Leituras: Rom 3, 21-30a; Sal 129 (130), 1-2. 3-4b. 4c-6

Evangelho: Lc 11, 47-54 Naquele tempo, disse o Senhor aos doutores da lei: «Ai de vós, porque edificais os túmulos dos profetas, quando foram os vossos pais que os mataram. Assim dais testemunho e aprovação às obras dos vossos pais, porque eles mataram-nos e vós levantais os monumentos. É por isso que a Sabedoria de Deus disse: 'Eu lhes enviarei profetas e apóstolos; e eles hão-de matar uns e perseguir outros'. Mas Deus ao cais, onde será celebrada uma missa campal presidida pelo bispo D. Nuno Brás.

Após a Eucaristia, as relíquias partem em cortejo marítimo rumo à Ribeira Brava, onde permanecer­ão até à manhã do dia 24. Seguem, depois, para a igreja dos Canhas. Na segunda-feira, dia 25, as relíquias chegam ao Arcipresta­do da Calheta, onde pelas 21h00, na igreja matriz, haverá uma Vigília de oração com base na carta de São Tiago Menor.

O Arcipresta­do de São Vicente/ Porto Moniz acolhe as relíquias de vai pedir contas a esta geração do sangue de todos os profetas, que foi derramado desde a criação do mundo, desde o sangue de Abel até ao sangue de Zacarias, que pereceu entre o altar e o Santuário. Sim, Eu vos digo que se pedirão contas a esta geração. Ai de vós, doutores da lei, porque tirastes a chave da ciência: vós não entrastes e impedistes os que queriam entrar!». Quando Jesus saiu dali, os escribas e os fariseus começaram a persegui-l'o terrivelme­nte e a provocá-l'o com perguntas sobre muitas coisas, armando-lhe ciladas, para O surpreende­rem nalguma palavra da sua boca.

São Tiago Menor no dia 27, de onde parte no dia 29 rumo a Santana.

Seguem depois, no dia 1 de novembro, para Machico e, no dia 2 estarão em Santa Cruz.

Regressam ao Funchal a 3 de novembro, onde permanecer­ão até ao dia 6. Neste dia, haverá pelas 15h00 uma Missa solene do encerramen­to das Comemoraçõ­es dos 500 Anos do Voto a São Tiago Menor.

Após a Eucaristia, com a bênção da nova imagem de São Tiago Menor, as relíquias partem para a cidade de Roma.

 ?? ?? Diocese do Funchal recebe relíquias de São Tiago Menor.
Diocese do Funchal recebe relíquias de São Tiago Menor.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal