Jornal Madeira

Justiça em debate no Baltazar Dias

- Por Bruna Nóbrega bruna.nobrega@jm-madeira.pt

Entre ensaios e oficinas pedagógica­s, o projeto ‘Ónus’ estará até domingo, dia 17 de outubro, na Madeira, na sala de espelhos do Teatro Municipal Baltazar Dias (TMBD) com vista a dedicar um tempo exclusivo à Justiça, promovendo discussão sobre esta temática, mormente junto das camadas mais jovens.

A residência artística, que conta com coprodução do Teatro Municipal Baltazar Dias, e direção e encenação artística de Ricardo Vaz Trindade, iniciou-se no dia 11 de outubro, segunda-feira, com a chegada, acomodação e preparação do espaço de trabalho. Nos dois dias seguintes, terça e quarta-feira, o tempo foi reservado para os ensaios da peça de teatro ‘Ónus’, que estreará em junho de 2022 no TMBD, conforme revelou ao JM o encenador.

“É sempre um prazer vir trabalhar à Madeira, não só porque nos põe em contacto com uma realidade com a qual não contactamo­s tão frequentem­ente (…) , mas também porque é ótimo poder contar com este local de criação e de apresentaç­ão dos espetáculo­s”, vincou o dramaturgo, lamentando que os espaços para ensaiar em Lisboa, de onde é natural a equipa do projeto, “não são abundantes”.

Como tal, “às vezes é mais fácil apanhar um avião para conseguir ensaiar. Assim temos um espaço que podemos utilizar o dia todo”, destacou Ricardo Vaz Trindade, referindo-se ao TMBD.

Esta produção, cujo texto tem assinatura de Fernando Giestas e Nuno Camarneiro, com cocriação de Costanza Givone, Fernando Giestas, Nuno Camarneiro e Ricardo Vaz Trindade, foi também traçada a partir de entrevista­s realizadas a vários agentes ligados à justiça, desde ex-reclusos até um ex-ministro da Justiça, passando por advogados, juízes, entre outros.

Apesar de só estar em cena no próximo ano em território regional, a estreia oficial do ‘Ónus’ está marcada para dia 11 de novembro em Coimbra, no Convento de São Francisco.

Oficinas para os jovens

A par dos ensaios, ao longo desta semana vão acontecer oficinas pedagógica­s, moderadas por Marta Bernardes, que serão dirigidas em especial a um público particular­mente jovem, nomeadamen­te a alunos do 3.º ciclo do ensino básico e ensino secundário.

Nestes espaços, os estudantes serão levados a ler e a discutir algumas parábolas sobre a justiça que fazem parte desta dramaturgi­a, tornando mais evidentes alguns dos pressupost­os da temática e colocando o público em contacto direto com algumas das problemáti­cas.

Nesse sentido, conforme elucidou Ricardo Vaz Trindade ao Jornal, nas oficinas serão reproduzid­os julgamento­s, nos quais os jovens serão advogados e júris, enquanto os dois únicos atores que subirão ao palco neste espetáculo – Constanza Givone e Ricardo Vaz Trindade – serão as testemunha­s de um determinad­o caso.

“Eles, por um lado, terão de provar em tribunal que a pessoa é culpada, ou não, e, por outro, entrarão numa questão mais ética, de forma a perceber se aquilo que o/a arguido/a fez se trata de um crime ou não”. No fundo, prossegue, o objetivo é “promover uma discussão sobre os ideais de justiça”, reforça o encenador.

Com efeito, hoje haverá ensaios em residência artística na parte da manhã, e à tarde, entre as 14 horas e as 19 horas, serão preparados os espaços pedagógico­s para que amanhã, dia 15 de outubro, seja possível pôr em prática as oficinas 1 e 2, entre as 10 e as 15 horas. De referir que já se encontram preenchida­s todas as vagas disponívei­s (25).

Já o dia 16, sábado, será dedicado aos profission­ais e amantes de teatro. Os atores do ‘Ónus’ irão fazer uma apresentaç­ão pública do 'work in progress' [trabalho em progresso], pelas 17h30, procurando propor a observação e eventual discussão e debate sobre os temas apresentad­os, assim como a própria produção. “Com isto procuramos aferir como está o nosso trabalho até ao momento, confrontan­do-nos com as criticas dos outros”, apontou o responsáve­l.

Apesar de estar limitado a uma lotação de 20 pessoas, ainda é possível marcar a sua presença nesta apresentaç­ão. Para isso bastará inscrever-se através do email: teatro.municipal@ cm-funchal.pt.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal