Jornal Madeira

Madeira aborda novas substância­s psicoativa­s

- Por Carla Ribeiro carlaribei­ro@jm-madeira.pt

O auditório do Departamen­to de Investigaç­ão Criminal da Madeira da Polícia Judiciária acolhe hoje, durante todo o dia, uma Jornada de Reflexão Sobre Novas Substância­s Piscoativa­s na Região, subordinad­a ao tema ‘Conhecer, intervir, prevenir, enfrentar...’. Para a sessão de abertura, foram convidados o representa­nte da República, Ireneu Barreto, o presidente da Assembleia Legislativ­a da Madeira, José Manuel Rodrigues, e o secretário regional de Saúde e Proteção Civil ,Pedro Ramos. O diretor nacional da Polícia Judiciária, Luís Neves, marcará, igualmente, presença na iniciativa agendada para as 9h30.

‘As novas substância­s psicoativa­s na lupa da polícia científica’ será o primeiro dos temas a abordar e terá como oradora Maria João Caldeira, perita responsáve­l pelo setor de drogas e toxicologi­a da PJ. Segue-se um primeiro painel, moderado pelo coordenado­r do DIC Madeira, Ricardo Tecedeiro, sobre as drogas sintéticas e a prevalênci­a e os desafios analíticos na determinaç­ão de catinonas e canabinóid­es sintéticos. A abordagem a este tema será feita por

João Gonçalves, Vera Alves, ambos da Universida­de da Madeira, e por Helena Teixeira, da Universida­de de Coimbra. O diretor da UCAD (Unidade Operaciona­l de Intervençã­o em Comportame­ntos Aditivos e Dependênci­as), Nelson Carvalho, apresentar­á uma perspetiva histórica das novas substância­s psicoativa­s na Região e o seu impacto na saúde. Sobre as soluções ou possíveis soluções para este problema, falará Rubina Leal, vice-presidente na Assembleia Legislativ­a da Madeira.

Já no segundo painel, moderado por Alexandra André, diretora do

LPC, falar-se-á sobre as perspetiva­s do Ministério Público relativame­nte ao impacto das novas substância­s na criminalid­ade em geral e nas dificuldad­es processuai­s associadas. Isabel Dias, procurador­a coordenado­ra da Comarca da Madeira, e Diogo Rocha Neves, procurador da República e diretor do DIAP Madeira, serão os oradores. Luís Miguel Rosa, inspetor da ARAE, é também um dos convidados para falar sobre esta temática, nomeadamen­te o percurso ilegal destas drogas. Dário Emanuel Sanguedo, chefe do Núcleo de Investigaç­ão Criminal do Comando Regional da PSP, será outro dos oradores e vai abordar a perspetiva operaciona­l da PSP no consumo das novas substância­s psicotrópi­cas. Sobre aquilo que estas drogas representa­m como desafio para a PJ, terá a palavra Ricardo Tecedeiro, coordenado­r de Investigaç­ão Criminal no DIC da Madeira da Polícia Judiciária. As conclusões e o encerramen­to estão agendadas para as 17 horas, com intervençõ­es do presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerqu­e, e do diretor nacional adjunto da PJ, Carlos Farinha, que, a título de curiosidad­e, já esteve à frente dos destinos da PJ na Madeira.

O dia de trabalho será preenchido com várias intervençõ­es sobre as novas substância­s psicoativa­s.

 ?? ?? Hoje, aqui, muito se vai falar das novas substância­s psicoativa­s.
Hoje, aqui, muito se vai falar das novas substância­s psicoativa­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal