Jornal Madeira

Governo atribui 178 mil euros para associativ­ismo juvenil

A maior ‘fatia’ dos apoios foi para a área sociocultu­ral, seguindo-se a área musical e estudantil.

- Por Lúcia M. Silva lucia.silva@jm-madeira.pt

A Secretaria Regional de Educação celebrou ontem a assinatura de 28 contratos-programa no âmbito do associativ­ismo juvenil e estudantil, mas também do Programa de Inovação e Transforma­ção Social (PRINT).

Numa cerimónia realizada no Centro de Juventude da Madeira, foram atribuídos, por 21 associaçõe­s e 7 grupos informais, cerca de 178 mil euros.

A maior ‘fatia’ dos apoios foi para a área sociocultu­ral (60%), seguindo-se a área musical e estudantil (12%). As restantes áreas ajudadas foram o teatro (4%), o escutismo e a estudantil (ambas com 6%).

Neste Plano Regional de Apoio ao Associativ­ismo Jovem, a Associação dos Escoteiros de Portugal e o Corpo Nacional de Escutas foram as entidades que receberam maior apoio (com 28 mil euros), seguindo-se a Associação de Estudantes do ISAL (10.312 euros).

Com 5.500 euros foram ajudadas a Associação Juvenil de Medicina da Madeira; a Associação Grupo de Jovens da Camacha - AGORA; a Associação Sócio-cultural Alternativ­as Jovens - ASCAJ; a Associação Sociocultu­ral Inclu@rtes; a Erasmus Student Network Madeira e o Teatro Metaphora - Associação de Amigos das Artes.

Com menores valores, foram também beneficiad­as as tunas universitá­rias da UMA (2.500 euros cada) e vários “grupos informais”, não só da área do desporto, mas também culturais.

Na ocasião, Jorge Carvalho destacou a importânci­a destas organizaçõ­es na nossa comunidade, salientand­o que o Governo trabalha para “criar as condições para apoiar e concretiza­r os seus projetos”.

Elogiando a capacidade destas entidades em trabalhar em prol da sociedade, o secretário regional de Educação disse não ter dúvidas de que o o movimento associativ­o “mão é mais do que um treino para os desempenho­s futuros na comunidade”.

 ?? ?? Os contratos-programa foram assinados ontem no Centro de Juventude da Madeira.
Os contratos-programa foram assinados ontem no Centro de Juventude da Madeira.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal