Jornal Madeira

Cumbre Vieja imparável atrai cada vez mais turistas

- Por Carla Sousa/lusa carlasousa@jm-madeira.pt

Após 26 dias de intensa atividade, o Cumbre Vieja já levou à retirada de milhares de pessoas das suas casas mas está a atrair à ilha de La Palma muitos turistas, que de máquinas em punho fazem os possíveis para eternizar um momento marcado por este fenómeno da natureza.

Já lá vão 26 dias de sobressalt­o e angústia para os habitantes da ilha de La Palma, desde que entrou em erupção o vulcão Cumbre Vieja, cuja lava tem calcinado campos agrícolas, edifícios, casas, escolas, igrejas e estradas. No entanto, apesar de toda esta desgraça, este fenómeno da natureza tem despertado a atenção de muitos curiosos.

Nos últimos dias, esta ilha espanhola do arquipélag­o das Canárias tem recebido turistas de várias partes do mundo que querem testemunha­r ao vivo e a cores e eternizar o momento que se vive em La Palma.

Mas a beleza da força do vulcão contrasta com a tristeza dos muitos que perderam o trabalho de uma vida. Ontem, as autoridade­s locais decidiram retirar cerca de 300 habitantes das suas casas, devido ao esperado avanço do fluxo de lava do Cumbre Vieja.

Fontes do governo regional do arquipélag­o das Canárias disseram à agência Efe que a área afetada vai ao longo da estrada entre as povoações de La Laguna e Tazacorte e é contígua ao limite do perímetro já anteriorme­nte evacuado.

Na quarta-feira à noite, uma outra evacuação afetou cerca de quinze residentes. O avanço do novo deslizamen­to de terras que se formou nos últimos dias a norte da estrada principal forçou a retirada de outros 800 residentes do bairro de La Laguna.

No total, a erupção do Cumbre Vieja, que começou a 19 de setembro, já provocou a evacuação de cerca de 7.000 pessoas, algumas das quais perderam tudo o que ti

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal