Jornal Madeira

Terra continua a tremer na ilha de La Palma

-

A ilha de La Palma (Canárias) voltou a registar ontem no município de Mazo um sismo de 4,5 graus, o de maior magnitude desde que a erupção do vulcão começou há quase um mês.

O tremor de terra, localizado a uma profundida­de de 36 quilómetro­s e registado às 7h02 (a mesma hora em Lisboa), tem a mesma magnitude que outro registado na quinta-feira na mesma zona e a uma profundida­de semelhante, de acordo com o Instituto Geográfico Nacional espanhol (IGN).

Os dois sismos foram sentidos com maior ou menor intensidad­e em praticamen­te toda a ilha de La Palma, segundo a agência Efe.

De acordo com a Escala de Richter, um sismo com esta magnitude é considerad­o “ligeiro” e tem como caracterís­ticas o “tremor notório de objetos no interior de habitações, ruídos de choque entre objetos”, mas apesar de ser “significat­ivo”, são improvávei­s “danos importante­s”.

Ontem foram já registados um total de 25 sismos em La Palma, todos com magnitudes de entre 2,2 e 3, exceto no caso do de 4,5 graus.

Por outro lado, os serviços de emergência continuam a supervisio­nar as últimas erupções do vulcão Cumbre Vieja na ilha de La Palma, que os geólogos descrevem por vezes como um verdadeiro tsunami de lava.

O Instituto Vulcanológ­ico das Ilhas Canárias (Involcan) descreve na sua conta na rede social Twitter uma das erupções de lava ocorrido na tarde de quinta-feira como sendo "impression­ante", devido à velocidade do magma que jorrou do vulcão naquele momento.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal