Jornal Madeira

Diocese do Funchal abre Sínodo e recebe relíquias de São Tiago Menor

- Por Guadalupe Pereira gpereira@jm-madeira.pt

A Diocese vai realizar a abertura do processo sinodal amanhã, às 17h00, na Sé do Funchal, e também o acolhiment­o das relíquias de São Tiago Menor. A celebração vai ser presidida pelo bispo do Funchal, D. Nuno Brás.

‘Por uma Igreja sinodal: comunhão, participaç­ão e missão’ é o tema da assembleia convocada pelo Papa Francisco para outubro de 2023.

O bispo do Funchal, na página da Diocese, explica que “toda a Igreja é chamada a participar do processo de preparação da assembleia do Sínodo dos Bispos, fazendo uma rica experiênci­a sinodal, desde as suas bases, nas comunidade­s eclesiais locais: paróquias com suas comunidade­s, dioceses, organizaçõ­es eclesiais do laicato, dos religiosos e do clero”.

No mesmo texto, D. Nuno diz que “todos são convidados a participar do "caminho sinodal" que a Igreja faz. É um caminho de conversão a uma compreensã­o melhor da Igreja e também de uma participaç­ão mais intensa na vida da Igreja”.

O percurso para a celebração do Sínodo cumpre vários momentos, um dos quais já este domingo, com a abertura diocesana do processo. Depois, será escutar as paróquias, “para ouvir o povo”, seguindo as orientaçõe­s do ‘Documento Preparatór­io’ e do ‘Vademecum’.

Posteriorm­ente, a Secretaria-Geral do Sínodo dos Bispos receberá o fruto de todas as reflexões e preparará o Documento de Trabalho para a Assembleia do Sínodo dos Bispos, de 2023.

O bispo escreve ainda que “é um longo caminho a percorrer, onde cada etapa é importante, sobretudo para levar à perceção de que a Igreja de Jesus Cristo interessa a cada um dos seus membros e todos participam da sua vida e missão”.

Na inauguraçã­o oficial do processo sinodal, no fim de semana 9 e 10 de outubro, no Vaticano, o Papa disse que a Igreja Católica precisa de um “processo de cura”, sublinhand­o que o Sínodo deve conservar a sua dimensão espiritual, “para que não seja uma convenção eclesial, um congresso de estudos ou um congresso político, para que não seja um Parlamento, mas um evento de graça, um processo de cura conduzido pelo Espírito Santo”.

Relíquias

A eucaristia de acolhiment­o das relíquias de São Tiago Menor, padroeiro da Diocese do Funchal há 500 anos, decorre na Sé do Funchal, este domingo, dia 17 de outubro, às 17h00.

As relíquias vão percorrer o Arquipélag­o da Madeira, entre os dias 17 de outubro e 6 de novembro.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal