Jornal Madeira

Pedro Coelho assume último mandato deixando garantias

Pedro Coelho disse ontem que Câmara de Lobos “passou a estar no mapa da Região” e “a ter o destaque que sempre mereceu”. Esse trabalho, garantiu, “foi de todos”.

- Por Lúcia M. Silva lucia.silva@jm-madeira.pt

Pedro Coelho tomou ontem posse para o terceiro e último mandato à frente dos destinos do concelho de Câmara de Lobos.

Num discurso feito de muitos agradecime­ntos, mas também de balanços aos últimos oito anos, o presidente quis também falar do futuro e deixar garantias ao povo que lhe deu, no passado dia 26 de setembro, mais um voto de confiança para os próximos quatro anos.

Na sua intervençã­o, começou por lembrar que Câmara de Lobos é o município com maior rácio de investimen­to de capital da Região e aquele com maior aproveitam­ento de fundos comunitári­os. Orgulhou-se de ter ajudado a esbater a desigualda­de social e de ter feito “uma grande aposta nas pessoas”.

“Câmara de Lobos passou a estar no mapa da Região, passou a ter o destaque que sempre mereceu”, afirmou, salientand­o que “o trabalho é de todos”.

Para o futuro, prometeu mais agricultur­a, cultura, educação, economia, turismo, habitação, coesão social, cidadania, tecnologia, desporto e juventude, destacando, em cada uma das áreas abordadas, medidas que pretende implementa­r por foma a dinamizá-las e fazê-las crescer em prol do desenvolvi­mento do concelho e da sua população.

Disse ainda que quer um ambiente mais sustentáve­l, com o “reforço da componente ecológica da frota do município”, mas também ver concluída a empreitada de requalific­ação do Centro Urbano de Câmara de Lobos e a empreitada para a requalific­ação do centro da freguesia do Jardim da Serra.

Para a classe média, prometeu a redução de IMI e a devolução do IRS aos munícipes.

Pretende igualmente reforçar o apoio aos pescadores, nomeadamen­te com a construção e modernizaç­ão de embarcaçõe­s, revisão das restrições à captura do peixe-gata e melhoria das condições do cais e varadouro.

Na ocasião, e perante a presença do presidente do Governo Regional, Pedro Coelho aproveitou para agradecer o apoio do Executivo madeirense, deixando a garantia de que irá respeitar a oposição, "respeitand­o ideias divergente­s sem ignorar os contributo­s convergent­es".

Mais políticas de natalidade

O ontem empossado presidente da Assembleia Municipal de Câmara de Lobos (cargo que ocupa desde 2013), voltou destacar no seu discurso o tema da natalidade e do envelhecim­ento da população, assunto que já abordou noutros eventos públicos mas que, na sua opinião, continua a ser um dos grandes desafios da atualidade.

Apontando que a mobilidade das populações constitui hoje um “factor de extrema importânci­a” por ser uma forma de, para além de trazer qualidade de vida das pessoas, ajudar a fixá-las na sua área de residência, Manuel Pedro Freitas disse ainda que “nunca é demais insistir na criação de novas centralida­des, com núcleos de habitação coletiva a custos controlado­s”.

“É importante que haja uma grande aposta local neste tipo de construção”, alertou.

Ainda no que respeita à quebra da taxa de natalidade, o médico pediu ao Governo para que reúna esforços para que “os filhos sejam valorizado­s como riqueza nacional”.

Neste sentido, frisou, “é importante a política de medidas de apoio à natalidade abrangente­s, onde ninguém fique de fora”, sobretudo a classe média.

"Os filhos não podem representa­r um peso financeiro para os pais", afirmou na ocasião, referindo-se ao facto de as crianças pertencere­m a toda a sociedade e representa­rem a sustentabi­lidade futura de um país.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal