Jornal Madeira

Carro novo e ‘artilhado’ só daqui a seis meses

-

Como tem sido amplamente divulgado, o setor automóvel está a ser fortemente afetado a nível internacio­nal com a chamada ‘crise dos chips’. Há veículos modernos que, mesmo sendo um modelo médio, precisam de 1.500 chips. Com efeito, e se vários países do mundo já têm de (des)esperar por novas viaturas, no caso da Madeira, a lista de espera já está entre os quatro aos seis meses, como adiantou Duarte Carvalho, da Mesa da Secção dos Concession­ários de Automóveis e Reparadore­s Autorizado­s da ACIF.

O responsáve­l afirmou que “há já modelos que estão a faltar, nem ninguém sabe quando é que as fábricas vão conseguir dar resposta. Já temos listas de espera e os clientes sabem que neste momento, têm mesmo de esperar, de ter paciência”. Os comerciant­es do setor estão preocupado­s, “porque se não vendem, não ganham dinheiro, não faturam”.

O empresário ressalvou, todavia, que as carências não atingem ainda os carros mais simples. Apenas os clientes que querem comprar veículos com “muitos extras”, que dependem precisamen­te das minúsculas peças que estão a paralisar fábricas, têm de facto de esperar quase meio ano. A crise afeta todas as marcas.

Duarte Carvalho admite que o problema está a preocupar os concession­ários e os agentes económicos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal