Jornal Madeira

Mesmo apeados motards protestara­m

-

O Funchal foi uma das cidades do país onde, ontem à tarde, motociclis­tas se manifestar­am contra a imposição de inspeções obrigatóri­as aos motociclos a partir de janeiro de 2022. Ao contrário de Lisboa, Porto, Coimbra e Faro, onde milhares de motos encheram as ruas, no Funchal e no Porto Santo o protesto foi feito a pé.

A manifestaç­ão, com dezenas de participan­tes, apanhou de surpresa muitas pessoas que circulavam pela baixa do Funchal. Os motociclis­tas estacionar­am os respetivos veículos na Avenida Sá Carneiro e percorrera­m a pé parte da Avenida do Mar, passando em frente à Assembleia Legislativ­a e ao Palácio de São Lourenço, não em linha reta, mas passando de um lado para o outro da rua, em bloco, sempre com a supervisão de agentes da PSP.

Em declaraçõe­s à 88.8 JM FM, ainda antes das ações realizadas, António Francisco, coordenado­r do protesto promovido pelo Grupo de Ação Motociclis­ta - GAM, disse que no caso da Madeira "o Comando Regional da PSP fez uma má interpreta­ção da lei", por isso a manifestaç­ão foi apeada.

'Inspeção garante receita, não previne sinistrali­dade', 'Resolvam os problemas que causam 99,7% dos acidentes com motos' e 'IPO não previne 99,7% dos acidentes' eram algumas das mensagens que os manifestan­tes exibiram em folhas A4 durante o percurso.

No final, junto ao Hotel CR7, o representa­nte do GAM na Região, Rui Zacarias, agradeceu a grande adesão verificada e apelou a que se mantenham unidos em prol de uma questão que a todos diz respeito. Agradeceu também a forma ordeira como decorreu a iniciativa.

Ao JM, o mesmo responsáve­l, que tomou a dianteira da manifestaç­ão ao lado dos dirigentes das associaçõe­s motards da Região aderentes, disse que a inspeção obrigatóri­a não faz sentido, atribuindo as principais culpas pela sinistrali­dade com motos às más condições de algumas estradas e a erros humanos. Segundo ele, os motociclis­tas são os primeiros a zelarem pelos seus veículos.

IC

 ?? ?? Motociclis­tas madeirense­s contra inspeção obrigatóri­a em 2022.
Motociclis­tas madeirense­s contra inspeção obrigatóri­a em 2022.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal