Jornal Madeira

Troca gratuita de Bilhete de Identidade vitalício por Cartão do Cidadão

-

Conselho das Comunidade­s Portuguesa­s (CCP) defende a troca gratuita do Bilhete de Identidade vitalício pelo Cartão do Cidadão para os emigrantes, como incentivo a esta mudança que teria consequênc­ias, como o aumento de eleitores recenseado­s.

A ideia foi avançada pelo presidente do CCP, Flávio Martins, que falava no final da reunião anual do Conselho Permanente deste órgão consultivo do Governo para as questões das comunidade­s, que decorreu entre segunda-feira e quinta-feira, em Lisboa, com a presença de conselheir­os de várias partes do mundo.

Flávio Martins recordou dados oficiais que apontam para a existência de 300.000 Bilhetes de Identidade vitalícios, propriedad­e de emigrantes portuguese­s.

“Como é vitalício, as pessoas não são obrigadas a trocar”, lembrou, acrescenta­ndo: “Se o Governo as intensivas­se, isso talvez trouxesse um aumento dos recenseado­s eletronica­mente [que é feito através do Cartão do Cidadão] e a inserção dessas pessoas na Segurança Social portuguesa, o que ser ia importante a nível social”.

Segundo Flávio Martins, o Governo português não tem levantado dificuldad­es a esta iniciativa e este ano, mais uma vez, o CCP reiterou o pedido.

“Espero que nos próximos anos, ou meses, antes de as pessoas falecerem, isso possa ser realizado”, disse.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal