Jornal Madeira

Portuguese­s abastecem em Espanha

-

Centenas de portuguese­s aproveitar­am o domingo para fugir aos preços altos dos combustíve­is em Portugal e vão abastecer a Espanha, onde a diferença pode chegar aos 36 cêntimos por litro.

São cerca de dois quilómetro­s que separam as duas margens do rio Guadiana entre Vila Real de Santo António, no Algarve. e Ayamonte, em Espanha, mas a diferença torna-se bem maior quando se olha para os preços dos combustíve­is dos dois lados da fronteira.

Atualmente a viver o período com preços de gasóleo e gasolina mais caros dos últimos três anos, Portugal viu esta semana, pela primeira vez, o custo de venda ao público de um combustíve­l ultrapassa­r a barreira dos dois euros por litro em alguns postos de abastecime­nto das áreas de serviço nas autoestrad­as.

A situação resulta de uma conjugação de fatores, desde restrições por parte dos grandes exportador­es de petróleo à explosão da procura após a contenção durante a pandemia de covid-19 e à pressão sentida em toda a cadeia logística, na qual se têm registado subidas de preços não só nos transporte­s, mas também nas operações portuárias e nos seguros.

O Imposto sobre os Produtos Petrolífer­os e Energético­s (ISP) diminuiu na sexta-feira dois cêntimos por litro na gasolina e um cêntimo no gasóleo, descida que os operadores podem agora refletir no preço de venda ao público.

 ?? ?? Preço dos combustíve­is leva portuguese­s a abastecer em Espanha.
Preço dos combustíve­is leva portuguese­s a abastecer em Espanha.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal