Jornal Madeira

Manuais do 10.º ano terão maior autonomia

- Por Paula Abreu paulaabreu@jm-madeira.pt

A Região Autónoma da Madeira continua a liderar na transição digital nas escolas. Para o próximo ano letivo, todos os alunos do 10.º ano terão manuais digitais, como adiantou, recentemen­te, o presidente do Governo Regional, numa visita à turma de 10.º ano da Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, que este ano letivo já trabalha com estas ferramenta­s digitais, na qualidade de turma-piloto.

Foi nesse estabeleci­mento de ensino que Rui Pacheco, diretor do Departamen­to de Multimédia da Porto Editora (parceira do projeto), elogiou o pioneirism­o da Região na transição digital nas escolas, que se encontra muito mais avançada do que no continente, e explicou ao nosso Jornal que haverá diferenças nos manuais do secundário.

Na Madeira, o projeto vai já no terceiro ano, com alunos do 5.º ao 7.º anos com tablets, na generalida­de, e com algumas turmas de 8.º ano já munidas de manuais digitais. “Estamos agora a testar uma solução ligeiramen­te diferente para o ensino secundário porque as necessidad­es e o contexto são diferentes. Estamos a fazer isso para termos mais dados para avançarmos com mais segurança”, adiantou.

Rui Pacheco referiu que as ferramenta­s e as práticas nos manuais digitais para o secundário terão outro tipo de autonomia. “À partida, estamos a falar de alunos com um nível de autonomia maior, alunos com uma dose de responsabi­lidade acrescida por causa da questão do prosseguim­ento dos estudos e de atingirem os resultados que desejam no final do secundário”. Assim, disse, os programado­res terão em aten

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal