Jornal Madeira

Greve nacional da função pública no dia 12 de novembro

A Frente Comum exige aumentos de 90 euros para todos os trabalhado­res e um salário mínimo de 850 euros na administra­ção pública.

-

A Frente Comum de Sindicatos da Administra­ção Pública confirmou ontem a realização de uma greve nacional dia 12 de novembro, para exigir ao Governo que altere a proposta de Orçamento do Estado para 2022 (OE2022).

A greve foi aprovada numa reunião da coordenado­ra da Frente Comum realizada ontem e anunciada pelo dirigente da estrutura sindical Sebastião Santana, em conferênci­a de imprensa, em Lisboa, na sede do Sindicato dos Enfermeiro­s Portuguese­s.

Para o sindicalis­ta, a proposta de OE2022 "não dá resposta aos problemas dos trabalhado­res" e o aumento salarial de 0,9% previsto no documento não é suficiente.

Segundo Sebastião Santana, a greve afeta "todos os setores" da administra­ção pública, sendo esperada uma "resposta muito firme dos trabalhado­res a este Governo".

"Estamos em crer que vai ser uma grande jornada de luta e que contribuir­á para que o Governo altere as suas posições", afirmou Sebastião Santana.

Segundo o dirigente da Frente Comum, a proposta de OE2022 "não investe o suficiente na Administra­ção Pública ao mesmo tempo que mantém investimen­tos completame­nte evitáveis, nomeadamen­te nas Parceria Público Privados [PPP], com 1.244 milhões de euros nas PPP rodoviária­s, um valor que fica a uma distância muito grande para a Administra­ção pública em termos de despesa"

Para quarta-feira está agendada uma reunião suplementa­r entre as estruturas sindicais e o Ministério da Modernizaç­ão do Estado e da Administra­ção Pública.

A Frente Comum exige aumentos de 90 euros para todos os trabalhado­res e um salário mínimo de 850 euros na administra­ção pública.

 ?? ?? Aumento salarial de 0,9% previsto no documento não é suficiente, daí a decisão de avançar para a greve.
Aumento salarial de 0,9% previsto no documento não é suficiente, daí a decisão de avançar para a greve.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal