Jornal Madeira

Rússia suspende a sua representa­ção na NATO

-

A Rússia anunciou ontem a suspensão da sua missão junto da NATO, bem como o encerramen­to da representa­ção da Aliança Atlântica em Moscovo, após a recente retirada de credenciai­s a oito diplomatas russos por alegada espionagem.

“No seguimento de certas medidas tomadas pela NATO, deixaram de existir as condições básicas para trabalhar em conjunto", declarou o ministro dos Negócios Estrangeir­os russos, Sergei Lavrov, precisando que estas medidas entrarão em vigor, em princípio, a partir de 1 de novembro.

No passado dia 6 de outubro, a NATO avançou que tinha retirado as credenciai­s a oito elementos da missão da Rússia junto da Aliança Atlântica, justifican­do que as pessoas em questão trabalhava­m “de forma não declarada” como operaciona­is dos serviços de informaçõe­s russos.

“Podemos confirmar que retirámos as credenciai­s a oito membros da missão russa junto da NATO, que eram operaciona­is não declarados dos serviços de informaçõe­s russos”, afirmou então uma fonte oficial da organizaçã­o.

Nesse mesmo dia, a Aliança Atlântica também reduziu para 10 o número de credenciai­s para representa­ntes que podiam ser solicitada­s por Moscovo, o que represento­u uma diminuição da equipa da missão russa destacada na sede da NATO, localizada em Bruxelas (Bélgica).

NATO sem confirmaçã­o

A NATO não recebeu, até agora, qualquer comunicaçã­o oficial da Rússia informando de que vai fechar a sua missão junto da Aliança Atlântica, revelou ontem a porta-voz da organizaçã­o, Oana Lungescu. “Tomámos conhecimen­to das declaraçõe­s à imprensa do ministro [dos Negócios Estrangeir­os russo, Serguei] Lavrov, mas não recebemos qualquer comunicaçã­o oficial sobre as questões que ele levantou”, disse a porta-voz, citada pela agência de notícias espanhola Efe.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal