Jornal Madeira

Relíquias de São Tiago Menor são sinal de esperança e luz

Entusiasmo, devoção, fé e veneração marcam a peregrinaç­ão do padroeiro da Diocese do Funchal ao Porto Santo.

- Por Guadalupe Pereira gpereira@jm-madeira.pt

As relíquias de São Tiago Menor chegaram ontem de manhã ao Porto Santo, para uma visita de três dias, até 20 de outubro.

Nas palavras do padre Hugo Gomes, pároco das paróquias do Porto Santo, este momento é vivido como “um despertar junto de Jesus” neste tempo de pandemia, mas é também o concretiza­r de um desejo da população, “que se tem empenhado em todos os sentidos”.

“Esperança para este tempo”, disse o sacerdote ao Jornal, sublinhado que esta peregrinaç­ão foi preparada com afeto, dedicação e devoção pelas confrarias e população em geral, notando como tem sido a visita às escolas, “os professore­s, as crianças a cantarem o hino a São Tiago, com alegria e emoção”, destacou o padre Hugo Gomes.

“Das trevas, da escuridão à luz da esperança”, foi como o responsáve­l pelas paróquias do Porto Santo invocou outro momento alto, a realização da primeira procissão oficial, depois da pandemia, da Igreja do Espírito Santo para a Igreja Matriz, com as imagens de São Tiago e de Nossa Senhora de Fátima, na noite de ontem.

Acentuou ainda que esta visita representa e materializ­a “a passagem dos valores de São Tiago”, apóstolo de Jesus e bispo de Jerusalém.

A imagem de São Tiago com as relíquias fez a viagem marítima, a partir do Funchal, no navio Lobo Marinho, tendo sido levada num périplo no carro dos

Bombeiros Voluntário­s do Porto Santo, por vários locais durante o dia.

Programa para hoje e amanhã Amanhã, dia 19 de outubro, as relíquias de São Tiago serão acompanhad­as pelo carro da Policia Florestal. O programa da visita começa na igreja Matriz, com a Oração de Laudes às 8h30. Durante a manhã, o relicário visitará a Escola B+S Prof. Francisco de Freitas, Infantário e o cemitério de Santa Catarina, onde se rezará pelos defuntos.

Na parte da tarde, será a vez de a Capela da Graça ‘hospedar’ as relíquias. Durante estas horas, a partir das 12h45, realizar-se-á a adoração ao Santíssimo Sacramento e confissões. Com a participaç­ão da Universida­de Sénior, às 17h00 ocorrerá a segunda catequese.

De regresso à Igreja da Piedade, onde a imagem de São Tiago permanecer­á até à saída para o Funchal, haverá vários momentos de oração que serão orientados pelo grupo dos Vicentinos, os Amigos da Irmã Wilson e pelos Cursistas, antecedido­s pela Missa às 19h00.

Na quarta-feira, dia 20, último dia de peregrinaç­ão das relíquias na ilha, e, segundo o programa divulgado na página das paróquias do Porto Santo, a primeira atividade começa às 8h30, havendo missa às 11h00.

A visita termina com a leitura da Epístola de São Tiago a partir das 14h00, concluindo-se com a veneração e oração pessoal. Às 17h00 dá-se o início da preparação para o embarque rumo à Madeira, onde prosseguir­á a peregrinaç­ão pelos Arcipresta­dos.

Refira-se que a igreja diocesana está a assinalar os 500 anos de São Tiago Menor, padroeiro da Diocese do Funchal.

ACOMPANHE

MADEIRA

 ?? ?? Relíquias percorrera­m o Porto Santo num carro dos bombeiros.
Relíquias percorrera­m o Porto Santo num carro dos bombeiros.
 ?? ?? Curral das Freiras, 19 de outubro de 2021.
AS NOTÍCIAS DA
EM TEMPO REAL
Curral das Freiras, 19 de outubro de 2021. AS NOTÍCIAS DA EM TEMPO REAL

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal