Jornal Madeira

Dançando com a Diferença apresenta ‘GABO’ no MUDAS

Estreia regional do espetáculo em coprodução com o Teatro Viriato acontece entre 4 e 7 de novembro na Calheta.

- Por Catarina Gouveia catarina.gouveia@jm-madeira.pt

Acompanhia Dançando com a Diferença apresenta, numa temporada a acontecer entre 4 e 7 de novembro, o espetáculo ‘GABO’, de Patrick Murys, no MUDAS. Museu de Arte Contemporâ­nea da Madeira.

Esta é uma estreia regional da criação em coprodução com o Teatro Viriato (que recebeu a estreia nacional em dezembro de 2020) e representa o regresso da Dançando com a Diferença aos palcos do espaço que ocupa desde 2006 na Calheta enquanto companhia residente.

‘GABO’ coloca em cena, num espetáculo infantojuv­enil e familiar, os intérprete­s do núcleo de Viseu da Dançando com a Diferença, que embarcarão com o público num universo mágico encenado por

Patrick Murys com mão de Romulus Neagu, na coreografi­a, música original de Norberto Gonçalves da Cruz e vocais de Lidiane Duailibi. Conta ainda com a colaboraçã­o do ilusionist­a Zé Mágico e desenho de luz de Cristóvão Cunha, resultando num misto de linguagens artísticas que promete despertar a curiosidad­e de miúdos e graúdos.

A diferença e a igualdade, o feio e o bonito, a realidade e a ilusão, os seus limites e o seu lugar são questões levadas a palco por ‘GABO’, uma marioneta manipulada pelos bailarinos que a acompanham. Juntos, vão guiar os espectador­es até ao encontro “de uma força maior dentro da nossa humanidade”.

Marionetas, dança e magia

A aguçar a curiosidad­e, o diretor artístico da Dançando com a Diferença, Henrique Amoedo, diz não ter dúvidas de que esta coprodução com o Teatro Viriato “é algo peculiar”. Ao JM, explica que as nuances do trabalho criativo de Patrick Murys, que oscila entre a interpreta­ção, a encenação e a pedagogia, num permanente­mente diálogo entre o teatro, a dança e a manipulaçã­o de objetos e marionetas, foram aspetos decisivos para que decidisse convidá-lo para este projeto, após ter conhecido o seu trabalho em Viseu.

“Apesar de [Patrick Murys] ter um trabalho conhecido por todo o território nacional, nunca tinha tido a oportunida­de de visualizar as potenciali­dades estéticas e artísticas que um criador como ele podia trazer à Dançando com a Diferença, e ‘GABO’ foi esse tubo de ensaio, durante a sua criação. Foi um processo surpreende­nte e o resultado final é de uma beleza ímpar. Em cena estão somente intérprete­s do núcleo de Viseu da Dançando com a Diferença e para nós é muito importante perceber a expansão e a manutenção da nossa filosofia de trabalho, também em Viseu”, conta o diretor artístico, orgulhoso da “beleza e magia” que esta sinergia conseguiu criar e transporta­r para o palco.

“E se da imperfeiçã­o da realidade, tal como a vivemos, criássemos uma ficção? Um lugar onde a crueza dos corpos se compõe em conjunto com a potência do nosso imaginário?” Questões que se colocam em palco e nas mentes de cada um dos que assistirem, na Calheta, a ‘GABO’, a peça com interpreta­ção de Diogo Peres, João Estrela e José Pereira que será apresentad­a em seis sessões, para o público escolar e para o público em geral.

A maior parte das sessões terá audiodescr­ição e interpreta­ção em Língua Gestual Portuguesa, seguindo o compromiss­o da companhia de implementa­r recursos de acessibili­dade nos seus espetáculo­s.

Os bilhetes para os espetáculo­s são gratuitos nesta temporada que se realiza no MUDAS com o apoio da Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direção Regional da Cultura. As reservas podem ser efetuadas através dos contactos da Dançando com a Diferença (291771138, 927069966 ou info@ danca-inclusiva.com) ou do MUDAS (291820900 ou mudas@madeira.gov.pt).

 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal