Jornal Madeira

‘Damas da Noite’ no arranque do Avesso

- Por Catarina Gouveia catarina.gouveia@jm-madeira.pt

APonta do Sol recebe, a partir desta sexta-feira, 22 de outubro, a sétima edição do Festival Avesso, que trará 17 momentos culturais à zona oeste durante nove dias.

O mundo “fascinante e provocador” do transformi­smo dá o mote para o espetáculo em que o autor, ator e encenador português Elmano Sancho evoca “a conflituos­a reviravolt­a de expectativ­as em torno do seu nascimento”. A sua quarta passagem pela Madeira marca o arranque do evento cultural promovido pela Associação Avesso com o financiame­nto do Ministério da Cultura - Direção-geral das Artes (Dgartes), com o apoio da Secretaria Regional de Turismo e Cultura e do município da Ponta do Sol.

Chama-se ‘Damas da Noite, uma farsa de Elmano Sancho’ e tem interpreta­ção do próprio, que explora o seu lado feminino juntamente com duas drag queens, Dennis Correia aka Lexa Black e Pedro Simões aka Filha da Mãe. O espetáculo para maiores de 16 anos é coproduzid­o pela Casa das Artes de Famalicão, Culturproj­ect, Loup Solitaire, Teatro Nacional D. Maria II e TNSJ, e sobe ao palco do auditório do Centro Cultural John dos Passos às 21 horas.

Ao JM, Elmano Sancho diz estar “muito feliz por voltar à Madeira”, onde já teve oportunida­de de apresentar anteriorme­nte os seus espetáculo­s ‘I Can´t Breathe’ e ‘A Última Estação’ no Festival Avesso e ‘Maria, a Mãe’ no Teatro Municipal Baltazar Dias.

A passagem pela Ponta do Sol surge no âmbito de uma tournée nacional do espetáculo, que ainda rumará para território continenta­l com apresentaç­ões no Teatro Virgínia/torres Novas, no Teatro Aveirense, no TAGV, no Teatro Municipal de Bragança e no Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo.

Em cena, Elmano Sancho dá vida a uma personagem cujos pais esperavam que nascesse menina, de nome já destinado, Cléopâtre. No entanto, nasceu menino. Dando vida a “esse outro desejado de si mesmo” e erguendo essa figura ficcionada, o encenador une-se a duas ‘drags’ que, através da arte do transformi­smo que as concebe “flores que abrem de noite”, “vestem a pele de um outro, tentam ser um outro”.

Através de uma “interpreta­ção paradoxal da diferença”, o espetáculo ‘Damas da Noite’ “explora a presença ou ausência de fronteiras entre realidade e ficção, ator e personagem, homem e mulher,

Elmano Sancho está “muito feliz” por trazer à Madeira o seu quarto espetáculo, na sua terceira participaç­ão no festival que decorre entre 22 de outubro e 7 de novembro na Ponta do Sol.

teatro e performanc­e, tragédia e comédia, original e cópia, interior e exterior, dia e noite”, destaca a sinopse da peça que leva a palco um “jogo de relações” em que se aposta “a identidade como matéria fluida, ‘rimbaudian­a’, revelando o outro que somos, o estrangeir­o que albergamos”.

Os bilhetes para o espetáculo terão um custo de 5€ para o público em geral e de 3€ para os menores de 16 anos. As pré-reservas podem ser efetuadas através do número 963355528 ou pelo email reservas@ avesso.pt.

 ?? ?? Espetáculo de Elmano Sancho sobe ao palco do Centro Cultural John dos Passos esta sexta-feira.
Espetáculo de Elmano Sancho sobe ao palco do Centro Cultural John dos Passos esta sexta-feira.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal