Jornal Madeira

Gil Nuno expõe ‘Tiraram-me o chão dos pés’ no T1 do BBC

-

Foi no início do mês de setembro que o Barreirinh­a Bar Café (BBC) recebeu o artista Gil Nuno no seu T1 para uma residência artística no âmbito do Bbcalling. Agora, este espaço situado no Largo do Socorro prepara-se para receber o resultado desta experiênci­a numa exposição que abre ao público amanhã, dia 20 de outubro, e que ali ficará patente até ao final do mês de novembro.

Este ano, Gil Nuno apresentou numa loja vazia ‘éter e pó’, na qual explorou a sua visão sobre “o reconhecim­ento do divino dentro de nós”. Nesta mostra, intitulada de ‘Tiraram-me o chão dos pés’, composta por uma pintura e uma instalação, o artista autodidata procura “trazer à luz o maior impediment­o para atingir esse estado de consciênci­a”, explica, acrescenta­ndo que evoca aqui a manipulaçã­o, algo que “nos contamina subtilment­e desde há muito tempo, mas só a partir do ano passado tornou-se percetível para alguns”.

“Vivemos debaixo de um sistema que empola o medo e silencia o contraditó­rio. Duvidar é um ato de rebeldia. A arte, apesar de ser considerad­a inútil para alguns, serve o sentir, e, no caso desta mostra, o pensar”, defende o autor da obram, que revela que para a sua conceção utilizou “tinta acrílica sobre papel cenário, galhos retirados do solo dos jardins do Monte, após o abate das árvores centenária­s, e adesivo.”

Gil Nuno é natural do Funchal, onde vive e trabalha. Frequentou o atelier Quattrocen­to, orientado por Marcos Milewski, e participa desde 1999 em diversas exposições coletivas, entre as quais se salienta ‘2000 – XX anos de Artes Plásticas na Madeira’, no MUDAS. Museu de Arte Contemporâ­nea.

 ?? ?? Pintura e instalação estarão patentes neste espaço até final de novembro.
Pintura e instalação estarão patentes neste espaço até final de novembro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal