Jornal Madeira

Impasse em Santa Maria Maior gera troca de galhardete­s

- Por Carla Sousa carlasousa@jm-madeira.pt

Ninguém se entende em Santa Maria Maior. Depois de a votação para o executivo da Junta de Freguesia ter sido suspensa devido aos sucessivos empates no apuramento dos resultados, ontem foi dia de troca de acusações entre as várias candidatur­as.

Ao início da tarde, o PS, em nota de imprensa, referia que avançou com uma solução para ultrapassa­r o impasse que impediu a tomada de posse do executivo em Santa Maria Maior, liderado por Guido Gomes. "O PS apresenta uma solução de executivo para a Junta de Santa Maria Maior com o PAN, resultado da intransigê­ncia do Bloco de Esquerda (BE) em fazer parte da equipa da Junta com um determinad­o elemento, o que levaria ao incumprime­nto da Lei da Paridade”.

Ora, o facto de Guido Gomes ter trocado o Bloco pelo PAN não caiu bem aos bloquistas, que em comunicado refutaram os argumento do PS.

"O Ps-madeira pretende criar uma falácia em torno do tema da paridade como argumento para não incluir o eleito do Bloco de Esquerda na lista do executivo da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, ganha pela coligação Confiança".

A missiva, assinada por Dina Letra, coordenado­ra regional do Bloco de Esquerda-madeira, refere ainda que "o executivo da Junta é composto por cinco elementos e os cinco primeiros eleitos pela coligação Confiança cumprem essa obrigatori­edade que decorre da Lei".

Por sua vez, a coligação ‘Funchal Sempre à Frente’ lamentou que o Partido Socialista e a coligação que encabeçou à Câmara Municipal do Funchal, sendo incapaz de assegurar o voto dos membros que foram eleitos nas suas próprias listas, tente criar "cortinas de fumo" para disfarçar dissidênci­as e divergênci­as internas”. E mais refere que “não pactuará com nenhuma ilegalidad­e, sendo que qualquer solução para a Junta que não respeite a lei da paridade, mesmo que deliberada por maioria, é nula”.

 ?? ?? Escolha dos executivos compete ao presidente da Junta de Freguesia eleito.
Escolha dos executivos compete ao presidente da Junta de Freguesia eleito.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal