Jornal Madeira

Administra­das quase todas as vacinas da gripe disponívei­s

Stock de cerca de 12 mil vacinas já está praticamen­te esgotado. Diretor regional da Saúde garante que o processo decorre com normalidad­e e atempadame­nte. Reforço previsto para as próximas duas semanas.

- Por Marco Milho mmilho@jm-madeira.pt

A procura pela vacina da gripe está a ser superior ao lote disponibil­izado para a Madeira nesta fase inicial. Ao cabo dos primeiros 20 dias do programa de vacinação, o stock de cerca de 12 mil doses já está praticamen­te esgotado, confirmou ontem ao JM o diretor regional da Saúde, que assegurou, no entanto, que não existe motivo para preocupaçã­o.

“Estamos a vacinar dentro do tempo”, disse Herberto Jesus, lembrando que o pico da gripe “costuma ser mais tardio”. Até essa altura, o diretor regional da Saúde considera que a Madeira já deverá ter recebido a totalidade ou grande parte das 68 mil vacinas adquiridas. “Presumimos que chegarão até ao final de novembro”, perspetivo­u.

Ao longo dos últimos dias, os sinais e relatos de falta de vacinas começaram a surgir, principalm­ente em centros de saúde, sendo que vários deles já não têm doses disponívei­s.

“Já consumimos praticamen­te todas as vacinas que nos chegaram”, disse Herberto Jesus, explicando que, ao contrário do que sucede com a vacina contra a covid-19, cujo stock chega às 100 mil, “a vacina da gripe tem sido mandada de forma muito paulatina pelos laboratóri­os e pelos serviços centrais”.

Falta de vacinas

Esta semana, foram vários os utentes que se queixaram da falta de vacinas, com algumas críticas também ao facto de doentes de risco e pessoas idosas terem de contactar o centro de saúde à espera de nova oportunida­de.

Frisando que o cenário não é problemáti­co, o responsáve­l refere que é esperada uma nova tranche dentro de uma ou duas semanas, que permitirá relançar o processo. E acrescenta que “a prioridade é avançar com a vacina da covid-19”.

“Não queremos guardar stock da vacina da gripe, assim que elas chegam, nós vamos administra­ndo”, indica. “É um processo muito rápido, e não é preocupant­e se esperarmos mais uma ou duas semanas porque temos capacidade para administrá-las”.

A terminar, Herberto Jesus lembra que as vacinas da gripe são disponibil­izadas nos centros de saúde e também nos centros de vacinação da covid-19, onde é possível fazer a coadminist­ração das duas inoculaçõe­s.

“Se houver vacinas da gripe nesse dia nós damos, se já não houver nós voltamos a convocar as pessoas”, assegurou, tornando a frisar que “ainda é cedo”. “Não depende tanto de nós, mas da chegada paulatina do número de vacinas. Estamos a respeitar a entrada delas no País e a alocação à Madeira. Mas como o pico da gripe costuma ser mais tardio, o facto de estarmos a fazer a vacinação consoante chegam não constitui nenhum problema.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal