Jornal Madeira

Madeira avalia 100 idosos com distúrbios de equilíbrio

-

Arrancou esta quarta-feira, dia 20 de outubro, no Centro de Saúde Dr. Rui Adriano de Freitas, a atividade do projeto ‘Smartbear –Smart Big Data Platform to Offer Evidence-based Personalis­ed for healthy and Independen­t Living at Home’, que envolve a avaliação de 100 idosos, com idade superior a 65 anos, com distúrbios de equilíbrio.

“A ideia é tornar, através de uma solução digital, uma melhor qualidade de vida para as pessoas que têm uma idade avançada”, elucidou ontem Pedro Ramos, no arranque oficial deste projeto de investigaç­ão e inovação.

Assim, a Secretaria Regional de Saúde, na qualidade de parceira da iniciativa, irá proceder à avaliação da plataforma ‘Smartbear’, de modo a que seja possível demonstrar a sua aplicabili­dade, eficácia, sustentabi­lidade e futuro benéfico no âmbito dos cuidados de saúde primários.

Frisando que se trata de “um projeto extremamen­te importante”, o governante indicou que esta experiênci­a contará com a avaliação clínica e monitoriza­ção dos participan­tes nos centros de saúde da RAM, contando com o apoio tecnológic­o do Instituto de Desenvolvi­mento de Novas Tecnologia­s, UNINOVA.

Mais apontou que, em Portugal, este projeto-piloto, financiado pelo programa Horizon 2020 da União Europeia, acontece apenas na Madeira, sendo também realizado em França, Espanha, Itália, Grécia e Roménia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal