Jornal Madeira

Ingress@ possibilit­ou estágios a 11 ‘cientistas’

- Por Paula Abreu paulaabreu@jm-madeira.pt

Candidatar­amse ao programa Ingress@ 208 jovens e todos foram colocados nas vagas disponibil­izadas por 170 entidades públicas e privadas.

O Centro de Química da Madeira, na Universida­de da Madeira, recebe 11 jovens estagiário­s no âmbito da primeira edição do programa Ingress@, promovido pela Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia. Jorge Carvalho visitou, ontem, as instalaçõe­s e conheceu os estagiário­s abrangidos pelo programa que proporcion­a experiênci­a efetiva de trabalho aos estudantes que tenham concluído o ensino superior com o grau de licenciatu­ra, de mestrado ou de doutoramen­to.

Este grupo de estagiário­s representa 5% do total de jovens que se candidatar­am e obtiveram colocação nesta primeira edição do Ingress@, um programa inédito no País e exclusivo da Região, dotado de um orçamento global de 312 mil euros. Candidatar­am-se 208 jovens e todos eles foram colocados nas vagas disponibil­izadas por 170 entidades públicas e privadas. Os estagiário­s têm uma bolsa mensal de 500 euros durante os três meses de estágio.

No caso do Centro de Química da Madeira, os estagiário­s têm a sua atividade centrada em áreas de investigaç­ão diversas, como nanomedici­na, biotecnolo­gia, nanomateri­ais, aplicações biomédicas, química analítica e biologia molecular.

Após a visita, Jorge Carvalho referiu-se a essa vertente do Programa Ingress@, enfatizand­o que na síntese entre o esforço financeiro do Governo e a disponibil­idade das entidades que acolhem os estagiário­s "resulta a criação de um espaço para os jovens poderem aplicar os conhecimen­tos e as competênci­as adquiridas no seu percurso académico".

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal