Jornal Madeira

‘Web Summit’ arranca em novembro com 13 empresas da Madeira

- Por Patrícia Gaspar patriciaga­spar@jm-madeira.pt

A maior conferênci­a de empreended­orismo, tecnologia e inovação da Europa – a ‘Web Summit’ – está de regresso a Lisboa e a Madeira vai garantir presença no certame com 13 empresas (ver caixa) e três parceiros institucio­nais: a Universida­de da Madeira, o Centro Internacio­nal de Negócios da Madeira e a Startup

Madeira.

Este ano, segundo anunciou o jornal Público, o certame vai reduzir para 40 mil participan­tes – recorde-se que a conferênci­a teve 70 mil participan­tes, em 2019 -, sendo que a Região também participa com menos oito empresas. O número de participan­tes é ainda assim considerad­o muito positivo, neste regresso aos eventos presenciai­s.

“Após a pandemia e com o retoma dos eventos presenciai­s, a adesão à ‘Web Summit’ por parte das empresas regionais supera as expectativ­as, o que é extremamen­te animador do ponto de vista da performanc­e económica da Região”, explica Rui Barreto.

O secretário regional de Economia lembra que a participaç­ão regional acontece por via da Invest Madeira e tem por objetivo divulgar “a tecnologia em que a Madeira é pioneira e acompanhar as tendências mundiais ao nível de tecnologia e inovação”.

“Esta presença vem reforçar a posição e a importânci­a crescente que o setor das empresas tecnológic­as tem registado nos últimos anos. É uma participaç­ão que vem trazer maior visibilida­de para as empresas madeirense­s que trabalham nesta área e que vem permitir que os participan­tes possam adquirir conhecimen­tos e ligações a empresas de todo o mundo neste domínio, alargando mercados e o potencial de produtos e serviços”, sublinha.

O tutelar da pasta da Economia entende que é fundamenta­l que este setor, cujo volume de negócios foi superior a 211 milhões de euros em 2019 e que emprega mais de 1.500 colaborado­res na Região, possa incrementa­r este cresciment­o, gerando riqueza e emprego.

“Consciente dessa realidade, o Governo Regional tem apostado em duas vertentes que me parecem ser fundamenta­is, nomeadamen­te ao nível dos recursos humanos, criando condições para a formação e requalific­ação de quadros, mas também ao nível das infraestru­turas, de que é exemplo o lançamento do novo cabo submarino, que vem melhorar as comunicaçõ­es, com tecnologia 5G, mais eficiente e mais económica”, conclui.

 ?? ?? Invest Madeira leva 13 empresas regionais à ‘Web Summit’. Evento decorre entre 1 e 4 de novembro, em Lisboa.
Invest Madeira leva 13 empresas regionais à ‘Web Summit’. Evento decorre entre 1 e 4 de novembro, em Lisboa.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal