Jornal Madeira

Teatro mostra o imaginário do que poderá ser um filme

- Por Catarina Gouveia catarina.gouveia@jm-madeira.pt

‘Amigos Imaginário­s’, um filmeperfo­rmance de Rita Barbosa com recurso às técnicas dos estúdios de ‘foley’, será apresentad­o a 30 e 31 de outubro no Funchal.

Pense num cenário em que assiste, em plena sala de espetáculo­s, à projeção de um filme que ainda está em fase de montagem, com a sua sonorizaçã­o a ser feita naquele exato momento. A especulaçã­o daquilo que poderá ser o cinema, ou, pelo menos, uma das suas fases, é a proposta de ‘Amigos Imaginário­s, um filme-performanc­e da autoria de Rita Barbosa, que ruma ao Funchal para ser apresentad­o no Teatro Municipal Baltazar Dias nos dias 30 e 31 de outubro.

Este filme-performanc­e é sonorizado ao vivo num estúdio de ‘foley’. Esta técnica, também chamada de ‘bruitage’, consiste na gravação em estúdio de sons como passos, portas a fechar, trovões, entre outros, que são reproduzid­os por sonoplasta­s em sincronia com o filme, com o objetivo de conferir mais realismo às cenas.

Em duas sessões (no sábado, às 21h00 e no domingo às 18h00), os espectador­es submergem num mundo construído pela ilusão, num filme que propõe desiludir quem assiste, “impedindo que se esque

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal