Jornal Madeira

Gasolina na Região é a 7.ª mais cara

O preço dos combustíve­is não pára de subir, o que faz levantar o receio de poder compromete­r a recuperaçã­o económica. O JM analisou os preços em todos os países da União Europeia e o peso que os impostos têm sobre cada um.

- Por Alberto Pita albertopit­a@jm-madeira.pt

O preço por litro de gasolina na Madeira é o 7.º mais caro na comparação com os 27 Estados-membros da União Europeia. Custos agravados face ao esforço financeiro dos madeirense­s, porque entre os países onde o combustíve­l ‘escalda’ apenas os gregos têm um ordenado mínimo inferior. Já no gasóleo, a Região surge no 11.º posto deste ranking.

O preço do litro de gasolina 95 na Região Autónoma da Madeira está mais caro do que na Alemanha, havendo apenas seis países dos 27 Estados-membros da União Europeia com os preços mais altos, designadam­ente Países Baixos, Dinamarca, Suécia, Finlândia, Grécia e Itália.

De acordo com o boletim semanal da Comissão Europeia sobre o preço médio dos combustíve­is praticados na União Europeia, que reporta ao dia 18 de outubro, a gasolina 95 em Portugal está ligeiramen­te mais barata do que na Madeira. O boletim indica que no País o preço está em 1,724 euros, enquanto na Madeira sobe para 1,732 euros.

Já no caso do gasóleo rodoviário, o preço é mais competitiv­o na Região do que no País, sendo de 1,525 e 1,536 euros, respetivam­ente. Neste item, a Madeira tem o 11.º preço mais elevado dos países da União Europeia.

O boletim semanal sobre o preço dos combustíve­is na União Europeia permite ainda comparar a influência da carga fiscal no preço final ao consumidor. Aí, uma vez mais, Portugal surge nos lugares cimeiros do grupo dos 27. A Comissão Europeia confirma que o peso dos impostos por cada litro de gasolina 95 é de 58% e, no caso do gasóleo, de 53%. Estas percentage­ns colocam o nosso País na sétima posição, entre as cargas fiscais sobre a gasolina 95 mais caras e na sexta posição no que ao gasóleo diz respeito.

O boletim da Comissão Europeia não apresenta os dados por regiões, mas uma fonte do Governo Regional disse ao JM que, na Região Autónoma da Madeira, o peso médio dos impostos sobre a gasolina 95 é de 55,3% e o do gasóleo de 44,82%. Segundo nos informaram, o resultado é apurado a partir da soma do Imposto Sobre os Combustíve­is (ISP) - que é de 37,3%, no caso da gasolina, e de 26,79%, no caso do gasóleo – com o IVA (médio) que é de 18%, na gasolina, e 18,03%, no diesel.

No ranking da União Europeia, estes dados colocam a Madeira na 10.ª posição, em termos de maior carga fiscal sobre a gasolina, e na 23.ª, no caso do gasóleo.

A mesma fonte explicou que apesar de a carga fiscal ser menor do que a praticada no continente português, os custos com o transporte do combustíve­l inflaciona­m o preço final de venda ao consumidor.

Esforço maior

Apesar de Portugal apresentar o 9.º preço mais elevado na gasolina e o 10.º no gasóleo, o esforço financeiro que as famílias portuguesa­s estão a fazer para atestar o depósito do automóvel será dos maiores da União.

Com efeito, consideran­do o ordenado mínimo de cada país (ainda que nem todos os Estados-membros o tenham), verificamo­s que no caso da gasolina só os gregos apresentam um esforço maior.

O ordenado mínimo em Portugal é de 665 euros, mas o Eurostart coloca-o nos 776 euros, ao considerar os 14 meses (subsídios de férias e de Natal). E, por estas contas, de entre os países que têm a gasolina mais cara do que Portugal, apenas a Grécia tem um ordenado mínimo inferior ao português. Os helenos foram ultrapassa­dos este ano pelos portuguese­s.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal