Jornal Madeira

94 alunos ingressara­m na UMA na 2.ª fase

No que toca ao rescaldo da 2.ª fase de candidatur­as, a UMA conquistou a preferênci­a de quase uma centena de estudantes.

- Por Romina Barreto romina.barreto@jm-madeira.pt

Na segunda fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior, concorrera­m 521 estudantes dos quais resultaram 195 colocações, conforme consta ao nível regional. Dos 195 colocados, 94 ficaram na Universida­de da Madeira (UMA), ao passo que os restantes 101 – número que perfaz o total enunciado – entraram em instituiçõ­es de ensino superior fora da Região Autónoma da Madeira.

Indicadore­s que são revelados ao Jornal por João Costa e Silva, diretor do Gabinete de Ensino Superior sob alçada do Governo Regional da Madeira.

Cursos com mais colocação

Já no que concerne aos cursos que registaram mais colocações na Penteada, Engenharia Informátic­a lidera com 19 colocados, seguindo-se Gestão com 17 alunos. 3.354

Logo a seguir surge a licenciatu­ra em Estudos de Cultura, a somar 16 colocações, ao passo que Economia surge em último lugar deste pódio a quatro. Registou 8 colocações.

Em termos de universida­des, e tendo como referência os dados acima referidos, a Universida­de da Madeira foi preferênci­a clara com 94 colocações.

Seguiu-se Lisboa com 8 e Coimbra com 5. Os restantes ficaram dispersos por outros locais.

3.ª fase a decorrer

Destacar que a terceira fase de acesso ao ensino superior arrancou ontem, decorrendo até dia 25, com 3.354 lugares por preencher no todo nacional, sendo que a maioria destes – após uma consulta no sítio online da DGES –, são referentes a cursos no interior do país e em institutos politécnic­os.

A procura eleva-se quando se fala de medicina (todas as vertentes), bem como as engenharia­s, cujas vagas escasseiam mais nesta última oportunida­de.

3 mil vagas ainda sobram para a 3.ª fase ao nível nacional.

1 vaga em medicina na UMA

Quanto às medicinas, note-se, salientar a sobra de uma única vaga no curso básico de Medicina da Faculdade de Ciências da Vida da Universida­de da Madeira.

O mesmo que no curso de Medicina ministrado pela Universida­de do Minho.

Os resultados são conhecidos a 29 de outubro.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal