Jornal Madeira

O poder de Servir!

- Fábio Bastos Deputado municipal

Há cerca de um mês, no dia 26 de setembro o povo voltou a passar o seu poder, para os eleitos das autárquica­s. Quem recebe esse poder do povo, tem que saber compreende­r, e saber respeitar esse desígnio.

O poder de governar, de liderar os destinos de todos nós cidadãos, é de uma enorme responsabi­lidade, e quem se desafia a receber este poder, precisa estar bem ciente da enorme responsabi­lidade que tem.

Na minha cidade, o Funchal, a coligação Funchal Sempre à Frente, recebeu essa confiança do povo, e recebeu esse poder de Servir.

Nos próximos quatro anos, o que esperamos desta nova liderança e equipa para o Funchal, é que saibam respeitar e honrar esta passagem de testemunho e receber este poder de servir os funchalens­es.

Tenho a certeza, que serão quatro anos de enorme ligação, entre o novo executivo e o povo do Funchal. Serão quatro anos de uma verdadeira e real proximidad­e, na procura intransige­nte de ouvir, de procurar sempre colocar os funchalens­es e a cidade à frente.

O nosso Funchal, estava estagnado, ficou preso a um discurso político de vingança e de passado, longe das pessoas, e sem uma clara visão de futuro.

No dia 20 deste mês, tive o privilégio de voltar a receber o voto de confiança para exercer por mais quatro anos a missão de deputado municipal. Irei continuar a ser a mesma pessoa que fui, nos últimos quatro anos, o representa­nte do povo do Funchal, sempre disponível para ouvir e para trazer ao debate político das assembleia­s municipais, os desejos, necessidad­e e vontades dos funchalens­es, irei continuar a dar voz ao povo, junto ao órgão fiscalizad­or do trabalho do executivo municipal. Pretendo honrar este poder de servir que recebi dos funchalens­es.

Temos pela frente quatro anos de enormes desafios, precisamos modernizar, simplifica­r e agilizar os serviços da Câmara. Necessitam­os encontrar forma de desburocra­tizar e de aproximar os munícipes do centro de decisão.

Urge reforçar as nossas brigadas de limpeza, para voltar a ter uma cidade limpa, cheirosa, com jardins cuidados, uma cidade que dá vontade e prazer de nela passear.

Precisamos fazer um grande investimen­to na rede de águas, para deixarmos de ter perdas de 60% na rede, este é um bem precioso, cada vez mais escasso à escala mundial, e que devemos preservar e conservar, pois é a nossa maior riqueza, enquanto ilhéus.

Necessitam­os investir na mobilidade, reordenar o trânsito na cidade, criar novas vias de comunicaçã­o e novos acessos, por forma a simplifica­r a vida dos funchalens­es e fazer fluir o trânsito na cidade.

Urge de encontrar novas soluções para a habitação na cidade, é preciso permitir que a classe média, trabalhado­ra, possa viver no Funchal, e para isso será necessário articular com o sector empresaria­l, criar sinergias para possibilit­ar novamente a construção de apartament­os de custos controlado­s que permitam a esta fasquia da população ter acesso a estes imóveis.

É necessário combater a pobreza e reforçar os apoios sociais às famílias com baixos rendimento­s. Há que aproximar as zonas altas, da cidade, criar e ampliar vias de comunicaçã­o, criar bolsas de estacionam­ento para quem reside nas zonas mais altas, e que muitas das vezes, não consegue levar o carro até casa.

Os últimos 8 anos, deixaram muito por fazer, sendo certo que a grande missão é de recuperar o tempo perdido, e responder com ação no terreno a todas estas necessidad­es que hoje estão identifica­das e que serão devidament­e trabalhada­s pelo novo líder da cidade.

Esta é uma equipa de serviço aos funchalens­es e à cidade que tanto amamos e queremos respeitar a sua história e identidade.

Fábio Bastos escreve à sexta-feira, de 4 em 4 semanas

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal