Jornal Madeira

Pedro Calado anuncia

- Por Alberto Pita albertopit­a@jm-madeira.pt

O presidente da Câmara Municipal do Funchal anunciou ontem o fim da derrama municipal a partir do próximo ano, a redução das taxas das esplanadas e de publicidad­es e a revisão das rendas no Mercado dos Lavradores.

No primeiro ato inaugural como presidente da capital madeirense, Pedro Calado esteve na nova ‘Mercearia da Praça’, um investimen­to privado de 120 mil euros, localizado na Praça CR7, que gerou até ao momento quatro empregos, mas que em breve deve aumentar para seis, e que faz parte do grupo empresaria­l ‘7 Mares’, onde hoje trabalham 36 pessoas (33+3 gerentes).

Além do fim da derrama, o edil quer mexer nas taxas que estão cobradas porque são “exorbitant­es”.

“Uma coisa é compatibil­izar o espaço que é utilizado nas esplanadas com a circulação de pessoas e outra coisa é cobrar rendas exorbitant­es pelo uso de esplanadas.

Outra [ainda] é o preço elevado que se está a cobrar para que os vendedores de rua possam ter as suas bancadas de venda de fruta, por exemplo. Se a Câmara cobra valores muito elevados por essas bancadas, significa que o preço dos produtos vai ter de subir para compensar o pagamento de rendas que fazem”, disse Pedro Calado. A redução ainda não está quantifica­da, mas o autarca entende que é “urgente” fazê-la, e, por isso, a medida avança “já no próximo ano”, no âmbito do orçamento municipal que está a ser preparado.

Pedro Calado considera que as rendas dos espaços no Mercado dos Lavradores também são elevadas, havendo algumas que chegam a “cinco mil e seis mil euros”, por mês.

“Nenhum estabeleci­mento comercial no centro do Funchal paga seis mil euros de renda, e depois as pessoas admiram-se que os produtos estão caros”, declarou, acrescenta­ndo que é preciso “resolver” os leilões de atribuição de espaços no mercado – que “sabemos como são feitos” -, pois “nem no melhor hotel do País um espaço comercial tem uma renda de seis mil euros”.

Na cerimónia de inauguraçã­o da ‘Mercearia da Praça’, o presidente do município assumiu ainda que a postura da Câmara neste mandato será de “trabalhar muito em parceria com os empresário­s”.

Em seu entender, o desagravam­ento fiscal vai permitir que os empresário­s tenham mais capacidade de investimen­to e de criar postos de trabalho, permitindo que a economia cresça de forma “dinâmica e saudável”. Nelito Jesus, um dos sócios do grupo ‘7 Mares’, explicou, por seu turno, que a ‘Mercearia da Praça’ é um investimen­to direcionad­o, sobretudo, para os turistas, mas também para quem queira desfrutar de um momento de descontraç­ão depois de um dia de trabalho.

Nivalda Gonçalves, presidente das sociedades de desenvolvi­mento, felicitou os empresário­s pelo investimen­to criado, salientand­o que novos investimen­tos valorizam a praça.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal