Jornal Madeira

Vendas de Vinho Madeira sobem no 3.º trimestre

- Por Bruna Nóbrega bruna.nobrega@jm-madeira.pt

A comerciali­zação do vinho generoso Madeira aumentou 46% em quantidade, rondando os 776 mil litros, e cerca de 70% no valor, traduzindo-se em receitas de primeira venda na ordem de 5,4 milhões de euros, no terceiro trimestre.

Os dados, divulgados ontem pela Direção Regional de Estatístic­a da Madeira (DREM), dizem respeito a uma análise realizada entre julho e setembro, comparativ­amente ao período homólogo, tendo por base informaçõe­s do Instituto do Vinho, Bordado e Artesanato da Madeira.

No que concerne às exportaçõe­s para os países da União Europeia, estas registaram um acréscimo de 41,0% em volume e 38,8% em valor, em termos homólogos. Tendência também verificada nos países terceiros para os quais as vendas cresceram 47,5% em quantidade e 88,7% em receitas de primeira venda.

Já no que às vendas de Vinho Madeira realizadas no conjunto do território nacional diz respeito, a análise indica mais 69% no volume e 97% no valor, no período em análise. Dispararam também as vendas no mercado regional, com 381,4%, em volume, e 219,3%, em valor.

No entanto, contrariam­ente aos indicadore­s anteriores, o mercado continenta­l apresentou um desempenho negativo, com decréscimo­s tanto em volume (68,5%) como em valor (51,4%).

Em outra análise, de janeiro a setembro deste ano, tanto a quantidade comerciali­zada como o valor de primeira venda apresentar­am variações homólogas positivas de +15,1% e de +29,9%, respetivam­ente. Um aumento que, aliás, acabou por ser transversa­l a todos os mercados, dado que o comunitári­o cresceu 11,0%, o extracomun­itário 25,1% e o nacional 8,3%.

Relativame­nte ao valor de primeira venda, os dados foram também positivos, com aumentos em todos os mercados: “no comunitári­o (+19,1%), no extracomun­itário (+42,4%) e no nacional (+23,7%)”, elucida a DREM.

No mesmo período, em termos homólogos, foi ainda verificado um cresciment­o nas vendas para três países. São eles a Holanda (+68,2% nas quantidade­s e +42,6% em valor), Dinamarca (+62,2% em volume e +66,2% em receitas de primeira venda) e EUA (+54,2% nas quantidade­s e +77,1% em valor). Em sentido contrário seguiram as vendas de outros dois mercados: o chinês (-10,1% em quantidade e -17,3% em valor) e o sueco (-9,4% em quantidade e -11,7% em valor).

 ?? ?? As receitas de primeira venda renderam cerca de 5,4 milhões de euros.
As receitas de primeira venda renderam cerca de 5,4 milhões de euros.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal