Jornal Madeira

PCP e PSD criticam extinção do SEF

-

O PCP e o PSD criticaram ontem a extinção do SEF, alertando os comunistas para as dificuldad­es da transferên­cia de competênci­as para a PSP, GNR e PJ, enquanto o BE e os socialista­s destacaram os avanços para os imigrantes.

A extinção do Serviço de Estrangeir­os e Fronteiras (SEF) foi ontem aprovada na Assembleia da República com os votos a favor do PS, BE e da deputada Joacine Katar Moreira, tendo a proposta merecido votos contra dos restantes partidos.

Numa declaração de voto, o líder parlamenta­r do PCP, João Oliveira, afirmou que os comunistas concordam com a separação das funções policiais e administra­tiva, da criação de um novo serviço que se ocupe especifica­mente destas funções de apoio aos estrangeir­os e que os imigrantes e os requerente­s de asilo não sejam tratados como casos de polícia.

No entanto, sustentou que esta opção “não implica a extinção do SEF, devendo este manter exclusivam­ente as funções policiais que lhe compete”, destacando as funções especializ­adas deste serviço.

“O facto de alguns elementos do SEF terem sido acusados de crimes hediondos no exercício das suas funções, é algo que exige o apuramento total de responsabi­lidades, mas não é justo adotar uma medida de dissolução desse serviço, que no momento em que ocorre é incontorna­velmente associada a esses factos”, precisou.

João Oliveira sublinhou que a distribuiç­ão das competênci­as policiais pela PSP, GNR e PJ, que têm “uma natureza, atribuiçõe­s e estatutos muitos distintos, não será certamente isenta de problemas”.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal