Jornal Madeira

Retratos de “uma aliança entre a fé e a ciência”

O Colégio dos Jesuítas acolhe um dos dois núcleos expositivo­s do projeto ‘Everyday Covid’, que compilou registos fotográfic­os de um Portugal em estado de emergência.

- Por Catarina Gouveia catarina.gouveia@jm-madeira.pt

Entre uma jovem a partilhar um gelado à varanda com um amigo num bairro lisboeta, pela lente de Gonçalo Villaverde, e o momento eternizado por Homem de Gouveia que mostra Miguel Albuquerqu­e a visitar a nova unidade de internamen­to covid-19 no Hospital Dr. Nélio Mendonça, surge a marcante fotografia de Gonçalo Delgado, de um nascimento em tempo de covid-19, pertencent­e a uma narrativa premiada que confronta a vida e a morte numa unidade hospitalar de Braga.

São algumas entre as cerca de 30 fotografia­s a fazer parte da exposição do projeto ‘Everyday Covid’ que está patente desde ontem até 15 de novembro no Colégio dos Jesuítas, complement­ar a uma outra que abriu ao público esta quinta-feira na

Biblioteca Municipal de Câmara de Lobos, no âmbito da apresentaç­ão na Madeira do livro ‘everydayco­vid – Diários fotográfic­os em estado de emergência’, uma compilação de imagens da iniciativa que decorreu entre março e junho de 2020 no Instagram @everydayco­vid.

Gonçalo Delgado, fotojornal­ista e um dos oito autores do projeto, realçou na ocasião que o livro é, acima de tudo, “um documento histórico” que fica para o futuro. Para ser desfrutado, mas também estudado, evocando na memória a forma como Portugal enfrentou a pandemia. “Acho que conseguimo­s transmitir a mensagem do que é que aconteceu, mas também a forma digna como isso foi documentad­o pelos fotógrafos todos que estão no projeto”, afirmou aos jornalista­s na apresentaç­ão realizada em colaboraçã­o com a Universida­de da Madeira. Em nome da instituiçã­o, Liliana Rodrigues enalteceu o projeto que é “um hino à vida, à resistênci­a, à solidaried­ade e à finitude”, que “mostra uma aliança entre a fé e a ciência”.

 ?? ??
 ?? ?? Mostra inclui núcleo com cinco fotografia­s de autores madeirense­s.
Mostra inclui núcleo com cinco fotografia­s de autores madeirense­s.
 ?? ?? Exposição com cerca de 30 fotografia­s está patente até 15 de novembro.
Exposição com cerca de 30 fotografia­s está patente até 15 de novembro.
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal