Jornal Madeira

Caminho aberto para Pedro Calado na AMRAM

Associação de Municípios escolhe na primeira semana de novembro os órgãos sociais.

- Por David Spranger davidspran­ger@jm-madeira.pt

Realiza-se na primeira semana de novembro uma reunião da Associação de Municípios da Região Autónoma da Madeira, com ponto alto para a eleição dos três órgãos sociais para o quadriénio 2021/2025.

Ricardo Nascimento, o atual presidente do conselho executivo já fizera saber a sua indisponib­ilidade para continuar e confirmou-o ontem ao JM, relevando que “quero estar a 100% dedicado à Ribeira Brava. Este é o meu último mandato e vou tentar usufruir o tempo que tenho para o meu concelho”. Nesta altura, integram este órgão também os vogais Pedro Coelho e Dinarte Fernandes.

Nessa reunião, “entre os presidente­s de Câmara, alguém irá se auto-propôr, seguindo-se uma votação entre os presidente­s e basta maioria para garantir a vitória”. Este é, pois, um processo marcado pela simplicida­de, conforme evidencia Ricardo Nascimento, lembrando que haverão, então, eleições também para o Conselho Fiscal e para a Mesa da Assembleia”.

Assim, na Assembleia Intermunic­ipal, integrada por todos os presidente­s de autarquia, o atual presidente da Mesa é Emanuel Câmara, com Carlos Teles (vice) e ainda Idalino Vasconcelo­s (secretário) a fecharem a lista. Já José António Garcês preside ao Conselho Fiscal, secundado por Miguel Silva Gouveia e Filipe Sousa.

Num rápido olhar para o atuar cenário autárquico na Região, e respetiva ‘contagem de espingarda­s’, verifica-se que o PSD lidera na Calheta e Câmara de Lobos, a solo, e ainda no Funchal, São Vicente e Porto Santo, nestes em coligação com o CDS. Acrescem ainda a própria Ribeira Brava, assumidame­nte adepta de PSD/CDS, estando logo aqui garantida uma maioria de seis votos, num universo de 11. Completam o ramalhete o PS (Porto Moniz, Ponta do Sol e Machico), JPP (Santa Cruz) e CDS (Santana).

Fácil será deduzir que Pedro Calado só não será o próximo presidente com conselho executivo da AMRAM caso não queira. Mas, a avaliar por indicações que já deixou em declaraçõe­s ao JM, o novo presidente da Câmara Municipal do Funchal está disponível para abraçar, também, este projeto pelo, tudo indica que irá encabeçar uma lista para ir a votos.

A ser eleito, será o 12.º presidente da AMRAM, numa lista onde o Funchal, de resto, predomina, com cinco presidente­s, seguido de Santana, com dois, e Santa Cruz, Porto Santo, Calheta e Ribeira Brava, cada qual com um. Por partidos, oito foram eleitos

 ?? ?? Calado tem tudo a seu favor para suceder a Ricardo Nascimento.
Calado tem tudo a seu favor para suceder a Ricardo Nascimento.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal