Jornal Madeira

‘Noite’ duplicou casos de álcool nas urgências

No primeiro fim de semana sem restrições de horários e de abertura das discotecas, o Serviço de Urgências do hospital recebeu o dobro dos utentes com intoxicaçõ­es alcoólicas.

- Por Paulo Graça paulo.graca@jm-madeira.pt 8 A 10 DE OUTUBRO 15 A 17 DE OUTUBRO

Comparando o último fim de semana onde existiam as restrições contra a covid-19 e de recolher obrigatóri­o, em relação ao primeiro após a abertura da atividade noturna, as urgências do Hospital Dr. Nélio Mendonça receberam 19 utentes com embriaguez aguda, o dobro do que se verificou com as limitações da pandemia.

A juntar a estes, há ainda outros nove que foram recebidos nos serviços de urgência espalhados pela ilha, também mais do triplo do que acontecia.

Em suma, o primeiro fim de semana sem restrições ao nível do horário de recolher obrigatóri­o resultou numa procura mais elevada pelo Serviço de Urgências do Hospital Dr. Nélio Mendonça, em casos de abuso no consumo de bebidas alcoólicas.

Com a abertura dos vários espaços de diversão noturna, também vieram os exageros no consumo do álcool por parte da população. Sem restrições, muitos aproveitar­am para sair e dançar, mas a noite terminou no hospital para alguns face aos exageros protagoniz­ados.

19 intoxicaçõ­es em dois dias

Segundo dados fornecidos pelo Serviço Regional de Saúde da RAM (SESARAM) ao JM, no fim de semana de 15 a 17 de outubro, o primeiro em regime ‘livre’ após covid-19, foram atendidas 28 pessoas em todos os serviços de urgências do SESARAM, o dobro do fim de semana anterior, altura em que o recolher obrigatóri­o ainda vigorava.

Nos adultos, 14 pessoas do sexo masculino e duas do sexo feminino foram socorridas e atendidas no hospital, todas por etilismo agudo, o que obrigou a uma intervençã­o

SERVIÇO DE URGÊNCIA DO HOSPITAL DR. NÉLIO MENDONÇA

SERVIÇO DE ATENDIMENT­O URGENTE DOS CUIDADOS DE SAÚDE PRIMÁRIOS

SERVIÇO DE ATENDIMENT­O URGENTE DOS CUIDADOS DE SAÚDE PRIMÁRIOS médica e hospitalar e ainda ao recurso ao serviço pré-hospitalar na maioria dos casos.

Desse total (19 utentes atendidos urgentemen­te por motivos de embriaguez no serviço de Urgências do Hospital Dr. Nélio Mendonça), três deles foram casos de menores de 18 anos, dois do sexo masculino e ainda um do sexo feminino.

9 urgências nos centros de saúde

Já nos serviços de urgências dos Cuidados Primários nos vários centros de saúde, um individuo foi bater às urgências do Centro de Saúde da Calheta, outro ao do Porto Moniz e ainda outro ao de São Vicente.

Dois outros casos ocorreram na unidade hospitalar urgente do Porto Santo e outros quatro tiveram atendiment­os nas urgências de Machico.

Destes nove utentes com problema de consumo e abuso do álcool atendidos nos centros de saúde, apenas o indivíduo que deu entrada nas urgências de São Vicente teve de ser transporta­do ao serviço de urgências do Hospital, devido à sua condição de saúde mais grave.

Todas estas pessoas foram vítimas de intoxicaçõ­es por álcool, o que motivou o internamen­to no Serviço de Urgências (SU) por algumas horas.

Urgências de Machico

Já no último fim de semana ainda com as restrições de recolher obrigatóri­o (fim de semana de 8 a 10 de outubro), o SESARAM registou metade das ocorrência­s, nenhum dos casos envolveram cidadãos menores. No Hospital foram atendidas dez pessoas, enquanto no centro de saúde eram recebidas quatro.

Contudo, neste particular ressaltam os atendiment­os de intoxicaçõ­es alcoólicas nas urgências de Machico, onde nove pessoas (todos adultos) foram atendidos em situação de abuso do consumo de álcool nos dois últimos fins de semana.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal