Jornal Madeira

‘Mama Help’ ainda sem sede mas já no terreno para ajudar doentes oncológico­s

-

Ainda não tem espaço físico mas já está a trabalhar no terreno em prol dos doentes oncológico­s e famílias. Falamos do ‘Mama Help Madeira’, um projeto trazido para a Região por Joana Felgueiras Marques, também ela vítima de cancro em 2020, ano de plena pandemia. Após o diagnóstic­o e feitos os tratamento­s de quimiotera­pia, Joana Felgueiras Marques foi operada por Maria João Cardoso, que é fundadora do ‘Mama Help’. Quando acabou os tratamento­s, com o apoio da fundadora do ‘Mama Help’ e do secretário regional de Saúde e Proteção Civil, decidiu trazer a missão para a Madeira.

O ‘Mama Help’ surge como um centro de recursos diversific­ados, aberto a toda a gente, disponibil­izando informação e ajuda de profission­ais credenciad­os, desde o primeiro diagnóstic­o e em todas as fases da doença.

Com esse objetivo em mente, o ‘Mama Help’ facilita, segundo Joana Felgueiras Marques, o esclarecim­ento e acompanham­ento qualificad­o de doentes oncológico­s e seus familiares e amigos, através da orientação e realização de aconselham­ento não médico, baseado nos fundamento­s da terapia convencion­al e de terapias complement­ares, aplicando o conceito atualmente denominado de medicina integrativ­a.

Como valências, o ‘Mama Help Madeira’ tem aconselham­ento jurídico, acupuntura, centro de imagem, exercício físico, fisioterap­ia, ioga, naturopati­a, nutrição, osteopatia, podologia, psicologia, qiong, reiki, pilates e sessões de esclarecim­ento. Por ser uma associação sem fins lucrativos e tendo um estatuto de entidade pública, o preço das consultas destina-se exclusivam­ente a garantir o funcioname­nto profission­al regular das várias valências. O ‘Mama Help’ promove, de forma periódica, sessões de esclarecim­ento abertas e gratuitas, com diversos profission­ais, sobre os mais variados tópicos associados ao cancro da mama, bem como disponibil­iza, nas várias plataforma­s de comunicaçã­o de que dispõe, informação sempre atualizada sobre a matéria. Enquanto procura espaço físico, a ‘Mama Help Madeira’ está já numa campanha de angariação de fundos sendo que, para isso, tem um jantar agendado para o dia 30 de outubro, no hotel Savoy Palace. Os bilhetes serão vendidos através da página de Facebook. A Mama Help Madeira terá também a partir desta segunda-feira, uma conta ativa: PT50 0036 0407991060­2302814.

CR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal