Jornal Madeira

Especialis­ta defende regulação dos mercados e controlo de preços

-

Carlos Farinha Rodrigues receia que a crise energética e o atual aumento do preço dos combustíve­is “pode ser a ponta de um icebergue de vários problemas”.

O professor e especialis­ta em políticas sociais Carlos Farinha Rodrigues receia que a crise energética seja a ponta do icebergue de outros problemas e defende a regulação dos mercados, o controlo dos preços, mas também o apoio às famílias.

Em declaraçõe­s à agência Lusa, o professor do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), da Universida­de de Lisboa, apontou que a crise energética e o atual aumento do preço dos combustíve­is “pode ser a ponta de um icebergue de vários problemas”, nomeadamen­te a dependênci­a energética da Europa, não só ao nível dos preços do barril de petróleo, mas também do gás natural.

Perante a situação atual, Carlos Farinha Rodrigues entende que se deveria estar “a pensar muito bem” no tipo de resposta a dar e defende desde logo que a União Europeia assuma uma ação conjunta.

“Porque além das consequênc­ias, que a mim me preocupam muito, sobre as populações mais pobres, este aumento de preços pode por em causa grande parte da recuperaçã­o económica que é desejável e isso exigia algumas atitudes ao nível da própria União Europeia”, defendeu, apontando que até agora só foram feitas algumas sugestões pontuais, em forma de intenções, sem nada de concreto.

Em segundo lugar, o professor de economia defende uma intervençã­o na própria formação dos preços, nomeadamen­te dos combustíve­is, salientand­o que, apesar de a carga fiscal ser uma componente muito significat­iva, nos últimos anos tem havido também “alguma desregulaç­ão do mercado de combustíve­is”.

 ?? ?? Professor do ISEG entende que UE deve assumir ação conjunta.
Professor do ISEG entende que UE deve assumir ação conjunta.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal