Jornal Madeira

Taxa de incidência sobe na Alemanha, Rússia e Ucrânia

-

A Alemanha atingiu pela primeira vez desde maio os 100 novos casos de covid-19 por cada 100.000 habitantes, enquanto a Rússia e a Ucrânia voltaram a bater os recordes no número de infeções e de mortes.

Na Alemanha, segundo dados os Instituto Robert Koch (RKI) de virologia, atualizado­s ontem, a incidência acumulada nos últimos sete dias atingiu os 100 novos por cada 100.000 habitantes, observando-se na última semana e meia uma clara tendência de alta.

De acordo com o RKI, entre terça e sexta-feira, a incidência subiu de 75,1 para 95,1.

A última vez que a incidência ultrapasso­u os 100 foi a 13 de maio passado, com 104 casos novos por 100.000 habitantes, tendo caído no dia seguinte para 97.

Os números são particular­mente elevados nos estados federais da Turíngia, com uma incidência de 206,3, Baviera (163,7), Saxónia (159) e Baden-württember­g (127,9), enquanto Berlim, com 115,8, ultrapassa também a marca de 100 novos casos por 100.000 habitantes.

O RKI já tinha alertado na quinta-feira no relatório semanal para uma aceleração do aumento das infeções face à aproximaçã­o do outono e do inverno.

Além disso, os novos casos este ano são “claramente maiores” do que no mesmo período do ano passado. A percentage­m de casos positivos nos testes de PCR realizados em laboratóri­os continua a aumentar, de 6,6%, entre 04 e 11 de outubro, para 8,3% nas semanas seguintes, refere o RKI.

O Governo alemão afirmou já estar “vigilante” face à nova onda de infeções em todo o país e em todas as faixas etárias e avisou que a situação pode piorar com a aproximaçã­o do inverno.

Desde junho que a Rússia está a ser confrontad­a com uma nova vaga da pandemia, provocada pelo surgimento de variantes mais agressivas, associada ao incumprime­nto das restrições, como uso de máscara, e às grandes dificuldad­es que o país está a sentir na campanha de vacinação.

Em Kiev, Ucrânia, as autoridade­s locais anunciaram na sexta-feira o encerramen­to das escolas por duas semanas, tendo medidas semelhante­s sido aplicadas noutras regiões do país com um alto nível de contágios, consideran­do que o aumento das infeções se deve a um ritmo lento no processo de vacinação num país com 41 milhões de habitantes.

 ?? ?? A Alemanha atingiu pela primeira vez desde maio os 100 novos casos de covid-19 por cada 100.000 habitantes.
A Alemanha atingiu pela primeira vez desde maio os 100 novos casos de covid-19 por cada 100.000 habitantes.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal