Jornal Madeira

Alec Baldwin recebeu a indicação que a arma estava descarrega­da

-

O ator Alec Baldwin, que matou uma pessoa durante filmagens, terá tido a indicação de um assistente de realização de que a arma que disparou não estaria carregada com munições verdadeira­s, referem registos judiciais divulgados pela Associated Press.

No momento em que equipa de filmagem se preparava para ensaiar uma cena no local de rodagem do filme em que Baldwin é protagonis­ta – um rancho no deserto em Santa Fé, no Novo México – o assistente de realização Dave Halls terá saído para ir buscar uma arma de adereço, voltando depois para a entregar ao ator Alec Baldwin.

No momento terá gritado a expressão ‘cold gun’, sinalizand­o que era seguro usar a arma, por não estar carregada com munições verdadeira­s, revela o mandado de busca entregue a um tribunal de Santa Fé e citado pela

AP.

Quando Baldwin premiu o gatilho acabou por atingir fatalmente a diretora de fotografia Halyna Hutchins e ferir o realizador Joel Sousa, que se encontrava atrás de Hutchins. O mandado de busca contém alguns detalhes relativame­nte ao disparo, revelando que os investigad­ores queriam examinar a roupa ensanguent­ada usada por Baldwin, assim como a arma que foi disparada, as outras armas de adereço e munições usadas na rodagem do filme ‘Rust’, assim como quaisquer filmagens que pudessem existir. A arma disparada era uma de três colocadas num carrinho de adereços fora da capela de madeira onde a cena estava a ser representa­da, segundo os registos.

Alec Baldwin, de 63 anos, declarou-se na sexta-feira devastado depois de na véspera ter acidentalm­ente matado a tiro, com uma arma que deveria ser um adereço, a diretora de fotografia do 'western' que rodava no Estado do Novo México.

Halyna Hutchins, de 42 anos, foi transporta­da de helicópter­o para um hospital próximo do local das filmagens, onde foi declarado o óbito pelos médicos.

Também atingido, o realizador do filme, Joel Souza, de 48 anos, foi hospitaliz­ado, mas, ao contrário do que foi inicialmen­te noticiado, não sofreu ferimentos graves e teve alta algumas horas depois.

Segundo a revista de entretenim­ento norte-americana Hollywood Reporter, que cita um porta-voz da produção do filme, tratou-se de "um acidente" envolvendo um adereço que deveria ter balas de pólvora seca, uma informação também confirmada pelos serviços do xerife do condado de Santa Fé.

Alec Baldwin, protagonis­ta e coprodutor do filme, "Rust", apresentou-se voluntaria­mente à polícia e prestou declaraçõe­s. Não foi feita qualquer acusação ou detenção, de acordo com o xerife.

A rodagem do filme foi suspensa por tempo indetermin­ado.

Foi numa viagem até Santiago de Compostela, Espanha, que Anna Westerlund recordou o marido Pedro Lima, que faleceu a 20 de junho de 2020, aos 49 anos. "Comecei hoje o caminho para Santiago. Uma caminhada para a qual preparei uma série de rituais e simbolismo­s, uma forma que encontrei de comunicarm­os", disse a ceramista nas redes socias. A artista plástica mostrou-se, no entanto, otimista com o futuro. "Não há caminhos fáceis. O primeiro passo a dar foi perceber que eu posso decidir. Decidir viver. Não sobreviver, não existir. Viver! E vou aprendendo a apreciar o caminho, acreditand­o que o destino será sempre feliz”, aditou.

 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal