Jornal Madeira

Vereadores assumem pelouros esta segunda

- Por Edna Baptista edna.baptista@jm-madeira.pt

Depois da tomada de posse do novo executivo da Câmara Municipal do Funchal (CMF), no passado dia 20 de outubro de 2021, hoje será a vez de Pedro Calado, presidente desta autarquia, confirmar os vereadores da coligação ‘Funchal Sempre à Frente’ em regime de tempo inteiro e oficializa­r a distribuiç­ão de pelouros, após a primeira reunião do executivo camarário.

Conforme decorre da lei, a delegação de competênci­as e a fixação de vereadores a tempo inteiro é feita sob proposta do presidente, para que possa conferir à CMF a necessária operaciona­lidade dos serviços a prestar aos munícipes.

Recorde-se que Pedro Calado ficará encarregue pelos pelouros da Cultura, Desporto, Juventude, Relações Internacio­nais, Cooperação Externa e dos Assuntos Jurídicos.

Já a vice-presidente Cristina Pedra vai tutelar as áreas da Economia, Apoio ao Investimen­to e Fundos Comunitári­os, Finanças, Mercados Municipais, Turismo, Recursos Humanos, Modernizaç­ão Administra­tiva e Informátic­a, Auditoria Interna e da Fiscalizaç­ão Municipal

Por sua vez, as pastas da Coordenaçã­o Política, Contrataçã­o Pública, Obras Públicas, Infraestru­turas, Edifícios e Equipament­os, Gestão de Frota, Mobilidade, Trânsito, Proteção Civil, Bombeiros e ainda da Empresa Municipal – Sociohabit­afunchal ficarão a cargo de Bruno Pereira, que já foi vereador quando Miguel Albuquerqu­e liderou o executivo camarário, entre 2005 e 2013.

Margarida Pocinho, indicada pelo CDS e que ocupou o 4.º lugar da lista da candidatur­a 'Funchal Sempre à Frente', assumirá a responsabi­lidade dos assuntos da Educação e Cidadania, Ciência, Conhecimen­to e Inovação, Apoio Social, Prevenção da Toxicodepe­ndência, Igualdade de Género, Proteção de Dados, Saúde e Políticas de Longevidad­e e a Empresa Municipal - Frente Marfunchal.

À Gestão do Urbanismo, Ordenament­o do Território, Planeament­o Estratégic­o, Reabilitaç­ão Urbana, Georrefere­nciação, Licenciame­ntos e da Fiscalizaç­ão Urbanístic­a regressa João Rodrigues, que também foi vereador durante a liderança de Miguel Albuquerqu­e.

Por último, a Nádia Coelho caberá liderar os destinos dos pelouros do Ambiente, Salubridad­e, Resíduos, Águas e Saneamento Básico, Espaços Verdes, Cemitérios, Causa Animal e da Fiscalizaç­ão Ambiental.

Nesta nota, Pedro Calado assegura ainda que a equipa está motivada, empenhada e com vontade de trabalhar. "A nossa prioridade é defender a causa pública e trabalhar para as pessoas", garantiu.

De apontar que o executivo camarário é composto por seis elementos da coligação PSD/CDS e cinco da coligação Confiança, sendo que apenas os vereadores da maioria assumirão cargos executivos a tempo inteiro.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal