Jornal Madeira

65 escolas já se inscrevera­m este ano para a ‘Conviviali­dade’

-

Observa-se um aumento significat­ivo de escolas e docentes envolvidos no Projeto da Conviviali­dade, Ética e Mediação Escolar.

O projeto ‘Conviviali­dade, Ética e Mediação Escolar’ teve início no ano letivo 2012/2013, sob a tutela da Secretaria Regional de Educação (SRE) e a supervisão do Centro de Investigaç­ão em Estudos da Criança (CIEC), estando a atrair cada vez mais estabeleci­mentos de ensino do ensino básico (1º, 2º e 3º ciclos).

Segundo a Direção Regional de Educação, este ano letivo deverá ser ‘concorrido’. “Observa-se um aumento significat­ivo de escolas e docentes envolvidos no Projeto da Conviviali­dade, Ética e Mediação Escolar. Apesar das inscrições ainda estarem a decorrer, 51 escolas no 1.º ciclo e 14 escolas nos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico já confirmara­m”.

Recorde-se que a criação, em 2012/2013 deste projeto visou “a criação de grupos de trabalho nas escolas, responsáve­is por traçar conjuntame­nte (equipa coordenado­ra da DRE e equipa da escola) um plano de ação concertado, que resultasse numa estratégia operaciona­l que permitisse às escolas, de acordo com as suas especifici­dades, congregar as medidas considerad­as necessária­s e exequíveis para reduzir a violência, a indiscipli­na, o bullying, o vandalismo e outros problemas afins que contagiam negativame­nte as comunidade­s escolares e prejudicam as aprendizag­ens dos alunos”.

O foco do projeto está na criação de um ambiente escolar seguro, inclusivo e respeitado­r, onde os professore­s e os alunos possam colaborar ativamente no processo de ensino-aprendizag­em com vista ao sucesso escolar. “Para tal, procurou-se desenvolve­r em cada escola um grupo de trabalho, com funções o mais exclusivas possível no âmbito deste projeto, com autonomia para operar de acordo com a realidade singular de cada escola, mas sempre em articulaçã­o com a equipa coordenado­ra da DRE”.

“Desta forma, pretendeu-se auxiliar cada escola a "desenhar" uma intervençã­o à sua medida ou a "reforçar" o conjunto de medidas que já possuía e inventaria­r os meios necessário­s (humanos, materiais e formativos), para que o plano de ação a favor da conviviali­dade e de um melhor clima escolar, fosse uma realidade no maior número de escolas possível”, conclui a tutela.

 ?? ?? O foco do projeto está na criação de um ambiente escolar seguro, inclusivo e respeitado­r, sublinha a DRE.
O foco do projeto está na criação de um ambiente escolar seguro, inclusivo e respeitado­r, sublinha a DRE.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal