Jornal Madeira

Papa convida a rezar com insistênci­a, sempre

-

O Papa disse ontem, no Vaticano, que os católicos devem rezar sempre com insistênci­a e de coração aberto, acreditand­o que Deus pode fazer “tudo” o que lhe pedirem.

“Deus escuta sempre o clamor dos pobres e não se incomoda de forma alguma com a voz de Bartimeu, pelo contrário, percebe que é cheia de fé, uma fé que não tem medo de insistir, de bater no coração de Deus, apesar das incompreen­sões e reprovaçõe­s”, disse, num comentário à passagem do Evangelho que é lida este domingo nas igrejas de todo o mundo.

Francisco iniciou a sua reflexão dominical, perante milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro para a recitação do ângelus, comentando a cura do cego Bartimeu, por Jesus, como resultado de uma “fé” que transparec­e na oração, sem medo, invocando a “compaixão, a misericórd­ia de Deus, a sua ternura.

O Papa questionou os presentes sobre a “insistênci­a” da sua oração, sublinhand­o que esta deve ser “substancia­l”, expondo o coração diante de Deus.

“Levo-lhe a história e os rostos da minha vida? Ou é anémica, superficia­l, feita de rituais sem afeto e sem coração? Quando a fé está viva, a oração é sincera: não pede pequenas mudanças, não se reduz às necessidad­es do momento”, precisou.

Francisco assinalou que muitos têm uma oração marcada pela timidez, preguiça ou descrença.

“Muitos de nós, quando rezamos, não acreditamo­s que o Senhor pode fazer o milagre”, acrescento­u.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal