Jornal Madeira

Arte viva em forma de biosfera numa cápsula de vidro

O polaco Andrzej Gniado mudou-se com a família para a Madeira no ano passado e trouxe consigo uma ideia pioneira na Região, com o projeto ‘Wonder Forest in the Jar’.

- Por Catarina Gouveia catarina.gouveia@jm-madeira.pt

Um “amor à primeira vista” trouxe Andrzej Gniado da Polónia para a Madeira há uns anos, por cá ficando tal o fascínio pelo clima e pelas suas “inacreditá­veis” plantas e flores. O gosto pela natureza que o deslumbrou fez carregar consigo na bagagem um projeto único para a Região – o Wonder Forest in the Jar, com o qual transforma uma cápsula de vidro num micro-jardim, com uma autêntica biosfera no seu interior.

Vivários, paludários e todo o mundo subaquátic­o dos aquários compõem o conceito do projeto que se apresenta sob a forma de jardins cápsula de vários tamanhos e feitios. “Os produtos e serviços que crio são dedicados a todos os amantes da natureza, e especialme­nte todos aqueles que querem estar perto dela. Com o ‘Wonder Forest in the Jar’, é possível ter a sua própria floresta no seu escritório, hotel, apartament­o ou restaurant­e”, começa por explicar Andrzej Gniado, ‘plant freak’ confesso que, por todas as maravilhas que encontrou, decidiu mudar-se para a ‘pérola do atlântico’ com a sua família no ano passado.

Curiosos em saber como se dá vida a um pote de vidro, quisemos saber como é que são construída­s estas pequenas florestas. Andrzej explicou ao JM que o processo depende de cada projeto que é preparado individual­mente. Não há dois ‘Wonder Forest in the Jar’ iguais. “As pessoas podem encomendar o seu próprio jardim ou floresta de vidro de acordo com as suas preferênci­as individuai­s. Todos os potes são feitos a partir de vidro 100% reciclado e tudo é natural”, diz.

Como toda a vida precisa de manutenção, esta não é uma obra de arte de se expor sobre uma cómoda, ou pendurar na parede, e nunca mais cuidar. O processo de cultivo e cresciment­o “é muito lento”, refere o criador, que assegura que com a pequena ajuda dos seus donos, este jardim cápsula pode durar “muito tempo”. “A etapa chave em todo o processo é o período de estabiliza­ção - luz, temperatur­a, umidade, qualidade da água - existem alguns fatores muito importante­s” para a manutenção desta peça de arte com organismos vivos, acrescenta.

No Islands202­1 até novembro

O ‘Wonder Forest in the Jar’ tem um ‘showroom’ temporário a funcionar no Caniço de Baixo até ao final do mês de outubro, estando prevista uma mudança para um novo local a anunciar oportuname­nte. Atualmente, tem três peças em exibição na exposição ‘Islands202­1 – Revival’, parente na galeria de arte Art Center Caravel até ao dia 1 de novembro. “Arte e natureza é sempre uma boa conexão”, acredita o autor, que preparou para esta mostra internacio­nal três diferentes biosferas, com fragmentos de paisagens naturais da Madeira.

Estas florestas ‘de estimação’ podem ser vistas e adquiridas nestes dois espaços, assim como no Palheiro Golf Clubhouse, onde se encontra à venda uma edição especial dos potes dedicada ao Palheiro Nature State.

Para adquirir peças já prontas ou encomendar potes personaliz­ados, tal pode ser feito através de contacto para o número 919999193 ou via mensagem para as redes sociais do Wonder Forest in the Jar no Facebook e Instagram, sendo que o projeto dispõe de serviço de entregas.

 ?? ??
 ?? ?? Andrzej Gniado transforma uma cápsula de vidro num micro-jardim.
Andrzej Gniado transforma uma cápsula de vidro num micro-jardim.
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal