Jornal Madeira

24 escolas com novas ferramenta­s de leitura

-

No âmbito de uma parceria entre a Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia e a Fundação Altice, 24 escolas do 1.º ciclo da Região receberam soluções tecnológic­as de acessibili­dade às comunicaçõ­es e à leitura e escrita inclusiva a biblioteca­s escolares do 1.º ciclo da RAM. O projeto em causa intitula-se ‘Todos podem ler’ e visa dotar as escolas com um conjunto de ferramenta­s que permitam aos alunos com determinad­o tipo de dificuldad­e e de deficiênci­a poderem aceder à leitura e escrita.

Para além disso, a Direção Regional de Educação complement­ou a oferta com kits de livros e atividades em formatos acessíveis: braille e imagens táteis, áudio, digital, Língua Gestual Portuguesa, Leitura Fácil, Símbolos pictográfi­cos ou caracteres ampliados.

Na cerimónia, que decorreu no âmbito do III Seminário Tecnologia­s de Apoio na Educação, na EB23 Dr. Eduardo Brazão de Castro, o secretário regional da tutela destacou que “a inclusão faz parte da essência do nosso sistema educativo” e, nesse sentido, as parcerias criadas para esse fim, como com a Fundação Altice, são de relevar.

“Uma escola inclusiva tem de incluir, obrigatori­amente, todos. E isso só acontece quando dá respostas a todos. Somos todos diferentes. Uns a necessitar de ferramenta­s e atenções diferentes, de metodologi­as diferencia­doras, mas essa é também a riqueza da escola, que permite que não tenhamos uma fábrica de saber, mas uma escola personaliz­ada, atenta ao projeto de vida de cada aluno. É nesse sentido que nos empenhamos diariament­e”, sublinhou Jorge Carvalho.

Ana Estelita, diretora da Fundação Altice, enalteceu a palavra ‘Todos’, pela abrangênci­a que representa e pela missão que a instituiçã­o tem vindo a implementa­r em termos de projetos inclusivos. “Queremos ter uma grande abrangênci­a em prol de um futuro mais inclusivo”, frisou.

Saliente-se que desde 2012, funciona na Divisão de Acessibili­dade e Ajudas Técnicas (DAAT) um núcleo da Fundação Altice, na área da ‘acessibili­dade e comunicaçã­o’, que permite apoiar projetos e iniciativa­s na área da Educação, nomeadamen­te através de programas destinados à inclusão escolar de alunos com diferentes tipos de necessidad­es.

As novas ferramenta­s foram entregues ontem.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal