Jornal Madeira

É madeirense uma das maiores exportador­as de abelhas

A Quinta das Cercas nasceu, na Ponta do Sol, fruto de um acaso. Hoje fatura cerca de 80 mil euros/ano.

- Por Patrícia Gaspar patricia.gaspar@jm-madeira.pt

Ninguém imaginava que de uma caminhada na serra pudesse nascer uma empresa, mas foi assim mesmo, fruto de um acaso, que a Quinta das Cercas ganhou vida.

A empresa tem, em boa verdade, apenas quatro anos. Contudo, a criação de abelhas começou muito antes, no dia em que Carlos, o irmão de André Silva – fundador da Quinta das Cercas – encontrou um enxame e o levou para casa.

“O meu pai tinha tido abelhas em tempos e ainda conservava o fato de apicultor. O meu irmão correu para casa para se vestir e apanhou o enxame. No primeiro ano, ficámos logo com quatro colmeias, no segundo já eram 16”, recorda.

André Silva, que nem era “muito dado a abelhas”, acabou, com apenas 12 anos, por ficar responsáve­l pela produção quando o irmão rumou à universida­de. Apaixonou-se pela apicultura, começou a estudar o setor e rentabiliz­ava todas “as dicas” que Carlos recebia de engenheiro­s da faculdade que frequentav­a e lhe passava por telefone. Rapidament­e, a produção para consumo próprio passou a negócio.

Mais tarde, André Silva começou a visitar exploraçõe­s no estrangeir­o, particular­mente em França. Apurou técnicas e produz atualmente mais de dez mil abelhas rainhas por ano que são vendidas para o continente e Espanha.

A Quinta das Cercas lançou também uma marca própria de mel muito apreciada em território continenta­l e que integra três variedades: mel da Laurissilv­a, mel de eucalipto e mel multiflora­l, faturando – com as abelhas e esta produção – 80 mil euros por ano (dados pré-pandemia).

“Somos uma das maiores empresas produtoras de abelhas rainhas do País”, regozija-se André Silva que, aos 29 anos, se sente realizado.

 ?? ?? André Silva tem apenas o 12.º ano, mas é um estudante dedicado à apicultura e viaja para aprender mais.
André Silva tem apenas o 12.º ano, mas é um estudante dedicado à apicultura e viaja para aprender mais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal