Jornal Madeira

Jovens e adultos incentivad­os a estudar

- Por Iolanda Chaves ichaves@jm-madeira.pt

Inês Gomes, de 49 anos, e Carlos Baeta, de 19 anos, foram ontem porta-vozes de um grupo de jovens e adultos, que, como eles, apostaram na formação profission­al e académica e receberam das mãos do presidente do Governo Regional os respetivos diplomas e certificad­os, na Escola Profission­al Dr. Francisco Fernandes, em São Martinho.

Ela, casada, com três filhos e empregada de balcão, disse ao JM que, agora que tem o 12.º ano, vai continuar, formando-se em gestão e contabilid­ade. Natural da Venezuela e residente na Quinta Grande, elogia a escola que frequentou durante quatro anos, incluindo nos elogios os colegas e professore­s.

Igualmente satisfeito com o percurso formativo, que ontem celebrou ao receber o diploma, estava Carlos Baeta, elogiado por Miguel Albuquerqu­e depois do discurso escorreito e desinibido que proferiu no início da cerimónia. Com o documento na mão, o jovem revelou ao JM que está já a frequentar o curso de técnico superior em informação e comerciali­zação turística, na Universida­de da Madeira, e que se orgulha de ter frequentad­o a escola profission­al. Sobre o futuro profission­al, diz que, para já, está a fazer os possíveis para que lhe seja risonho.

Ao entregar 129 diplomas e certificad­os, o líder do Executivo regional exortou-os a prosseguir­em a formação, pedindo-lhes para que não os vejam como pontos de chegada mas sim como "pontos de partida", nomeadamen­te para cursos em áreas tecnológic­as.

Depois de ter estado na Web Summit, em Lisboa, passou a mensagem de que as atividades profission­ais ligadas às novas tecnologia­s serão as mais rentáveis e promissora­s no futuro. Falando da importânci­a do digital, Albuquerqu­e deu como exemplos o teletrabal­ho motivado pela pandemia e o fenómeno dos nómadas digitais que a partir da Madeira faziam os seus trabalhos para outros pontos do globo e para instituiçõ­es e empresas sonantes, como a NASA e a Google. Uma realidade que permite ultrapassa­r a barreira da distância, vincou.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal